Oi, tudo joia? Hoje vamos falar de gatilhos mentais e como eles podem ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Vou começar explicando que são recursos que ajudam a mente humana a encontrar “atalhos” e direcionar suas decisões. Ou seja, com os estímulos certos, o consumidor é influenciado a ter determinadas atitudes em relação ao seu negócio. Olha que maravilha?

Agora vamos ao que interessa e vou te mostrar os principais gatilhos mentais que vão impulsionar o seu negócio. Pegue papel e caneta e vamos lá.

Reciprocidade

Esse gatilho tem o seguinte princípio: “quanto mais você recebe, mais está disposto a doar ou investir”. Isso quer dizer que, se alguma marca oferece alguma coisa, você sente a necessidade de dar algo em troca. Se o seu negócio for e-commerce, pode ser oferecer brindes, enviar e-mails de agradecimento ou liberar cupons de descontos.

Escassez

Já nesse, o consumidor dá mais valor às coisas que pode perder. Isso inclui: liquidações, ofertas por tempo limitado, poucas peças no estoque ou edições especiais de determinados produtos.

Leia mais

Sua loja física virou virtual? Veja dicas de como se dar bem nessa mudança

Economia da experiência: saiba como esse conceito ajuda o seu negócio

Autoridade

Esse gatilho mostra que pessoas confiam mais na opinião de especialistas ou profissionais que consideram autoridades no assunto. Nesse caso, você pode valorizar a opinião de digital influencer sobre o seu produto. Não sabe o que é? Temos um texto incrível sobre o tema bem aqui pra você não ter mais dúvidas disso.

Consistência

Conhecido também como compromisso, esse princípio defende que, ao se comprometer com algo, as pessoas sentem que é necessário honrar suas palavras. Ou seja, se você convida alguém a receber sua newsletter, tem bons call to action e envia testes de produtos podem levar alguns clientes a acreditarem ter algum compromisso com a empresa, no sentido de ser consistente em suas ações e promessas. Resumindo: eles passam a acompanhar o seu negócio, nem que seja pelas redes sociais.

Preferência

A lógica é simples nesse gatilho. Todos nós temos a tendência de dizer sim às pessoas de quem gostamos. Nesse caso, quando você atende o seu cliente de forma educada e amigável, dando um toque especial à marca e mostrando que você realmente se interessa em ajudar o seu cliente, a pessoa retribui esse sentimento de carinho e vai pensar nessa experiência sempre que comprar o produto. Por isso que sempre bato na tecla de que o cliente é o segredo do sucesso do seu negócio.

Prova social

Esse gatilho mostra que o comportamento e aceitação de outros indivíduos afetam a maneira que você se posiciona. Ou seja, se você incluir depoimentos de clientes, menções da marca nas redes sociais, outros canais falando do seu negócio de forma positiva, isso aumenta as suas vendas em novos clientes ou aqueles indecisos.

E esses foram alguns gatilhos mentais que vão te ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Invista nesses recursos pra alavancar ainda mais seu empreendimento nesse ano de 2017. E entre essas dicas que dei, qual você acha que funciona mais? Já testou? Conta pra mim nos comentários.

E não perca o Curso para empreendedoras que será realizado pela Sabrina Nunes. Isso mesmo, você vai aprender a como empreender com quem já enfrentou todos os desafios dessa jornada. As pré-inscrições são feitas aqui e ao responder a pesquisa você ganha uma pulseira da Francisca Joias. Olha que maravilha! Começando 2017 com tudo.

vip_whatsapp-var