Você, amiga empreendedora, deve saber que metas são importantes pro crescimento do seu negócio. E não é difícil: basta ter um objetivo, um prazo e determinação de cumprir esse objetivo. E uma forma interessante de fazer isso é criar um plano de ação com base na ferramenta 5W2H. E apesar do nome parecer super complicado, eu vou te explicar como você pode colocar em prática.

Antes de tudo, entenda que essa estratégia tem 7 perguntas: cinco começam com a letra W e duas com a letra H e as palavras são em inglês (mas calma que vou te explicar o que significam). Além disso, à medida que você for respondendo cada pergunta, vai ficando mais fácil. Então vamos começar:

What (o que)?

Nessa pergunta, você deve responder com o que será realizado, o objetivo ou tarefa a cumprir. Exemplo: lançar um novo produto, aumentar número de clientes, etc.

Why (por que)?

Aqui você justifica o motivo dessa meta e, nessa hora, vale a pena você apontar todas as razões. Exemplo: aumentar lucro, investir na compra de equipamentos,etc.

Where (onde)?

Nessa resposta você determina o local ou setor que essa ação será realizada. Exemplo: estoque, financeiro, etc.

When (quando)?

Se você já definiu a meta, justificou suas necessidade e tudo mais, agora deve pensar no prazo pra que isso aconteça. E nesse momento, você pode ter um prazo e já pensar nos planejamentos mensais ou semanais que você vá ter pra colocar seu objetivo em prática.

Leia Mais

Veja como ser uma negociadora de sucesso

Fechamento mensal é difícil? Veja aqui como descomplicar e desenvolver o seu negócio

Who (quem)?

Cada ação precisa ter um responsável. Para isso, nessa parte você delega quem fará cada etapa pra concretização da meta.

How (como)?

Aqui é a hora de você explicar como fará seu objetivo ser cumprido, ou seja, irá definir ações que serão feitas pra que alcance sua meta.

How much (quanto)?

E depois de todas essas perguntas, você vai responder essa que é a considerada a mais importante por alguns: quanto custa? Tudo tem um custo e é nessa parte que você vai calcular o preço desse processo.

Viu como é fácil usar a ferramenta 5W2H? Ela é bastante usada em micro e pequenas empresas justamente por ser mais prática e intuitiva que outras ferramentas pra criar um plano de ação. Se você quiser, pode deixar essa ferramenta ainda mais completa criando uma planilha no Excel e definir uma coluna pra cada pergunta.

Agora eu quero saber: o que você achou dessa ferramenta? Achou fácil ou difícil de fazer? Diga nos comentários. Tem outra forma de fazer um plano de ação? Compartilhe sua dica nos comentários também e vamos trocar uma ideia sobre o assunto.

vip_whatsapp-var