Imagina a seguinte cena: você está assistindo um vídeo no seu canal preferido (aproveitando a deixa, dá uma passadinha no meu canal do YouTube  que tem um monte de coisas legais) e antes de começar tem uma propaganda que tem a possibilidade de você fechar e seguir com o conteúdo do vídeo.

Caso ainda não saiba, isso é Marketing de Permissão e é muito usado no YouTube, mas você pode usar de diversas formas no seu negócio. Vou te explicar agora o que é e como colocar em prática hoje mesmo.

Mas o que é Marketing de Permissão?

Antes de tudo vou te explicar o que é Marketing de Permissão. É um conjunto de ações, tanto de comunicação quanto de marketing, que só são expostas se o público-alvo permitir.

Com isso, é possível conquistar a confiança do consumidor, uma vez que ele é consultado se quer receber aquele conteúdo, e as marcas descobrem como criar uma mensagem que realmente interesse esse cliente.

E, por mais que a sua persona seja definida, uma mesma informação nem sempre terá o mesmo efeito. E se você pensa que Marketing de Permissão só é visto em canais no YouTube se engana.

Onde aplicar o marketing de permissão

Você pode aplicar essa estratégia em praticamente todos os meios, basta observar o seu objetivo e a característica de lá. Por exemplo, você tem um blog que basicamente o que precisa é de pessoas entrando no site e acessando as suas informações.

Não terá muito resultado se você oferecer o mesmo conteúdo como Marketing de Permissão, mas pode usar esse texto como um complemento em outra estratégia, como Chatbots por exemplo.

Por ser menos agressivo, esse tipo de marketing tem muitos resultados se usado da forma certa e o custo é baixo. Basta otimizar essa ação com as informações da persona que você tem e o objetivo que você quer atingir.

Isso aumenta a chance da mensagem ser direcionada para pessoa certa no momento certo do processo de compra. Isso tudo com um gasto mínimo, e isso vai pra você que tem uma verba grande ou enxuta para destinar pro Marketing da sua empresa.

Outro ponto positivo é que a taxa de conversão é maior, pois só assiste aquela mensagem quem realmente quer e se interessa por aquele assunto.

E quando falo em conversão pode ser vender ou o outro objetivo que você tenha, como cadastrar os dados desse lead.

Agora que você viu as vantagens de apostar em Marketing de Permissão, vou te mostrar algumas ideias bem práticas e legais para você usar no seu negócio. Mas tem que fazer, ok?

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Ideias poderosas para arrasar no Marketing de Permissão

YouTube: Vou começar falando do uso mais comum e que você já deve ter visto. Basta criar um vídeo interessante e divulgar através de outros vídeos. Você pode segmentar para que esse conteúdo seja exposto apenas em páginas com determinado nicho e que não sejam concorrentes.

Além disso, invista em uma produção mais profissional, pois a sua imagem conta pra atrair a atenção do usuário. Busque videomakers para ajudar na produção e edição do vídeo, assim você foca na mensagem que quer passar.

Landing Page: Essa é outra estratégia interessante e que dá muito resultado. Disponibilize um conteúdo exclusivo e que a pessoa só tenha acesso se fornecer os dados, como nome e e-mail por exemplo.

Mas atenção nesse recurso, pois você não pode usar toda hora para não cansar o usuário e o processo deve funcionar do começo ao fim. Isso quer dizer que se ele cadastrou as informações para receber determinado material, ele deve receber. O carregamento da página também deve ser rápido.

ChatBot: essa estratégia está ganhando espaço a cada dia que passa. O usuário  recebe uma mensagem automática pelo Messenger do Facebook e é direcionado para determinada ação através de perguntas. Como é automático, você deve pensar com a cabeça do usuário na hora de elaborar o caminho que ele fará no ChatBot.

Através disso, você pode segmentar usuários e enviar conteúdo exclusivo apenas para determinado público. Viu como é fácil direcionar a mensagem certa pra pessoa certa? Sugiro que você pesquise sobre isso e pense em colocar em prática no seu negócio. Mas vá com calma para não cair em algumas ciladas.

Cuidado com alguns erros

Antes de você apostar em Marketing de Permissão, fique atenta para não errar em alguns pontos que podem acabar com qualquer estratégia que tenha. E por isso:

  • No seu primeiro contato, evite ser muito invasivo. Peça apenas as informações relevantes para qualquer estratégia que você tenha;
  • Não peça muitas informações na hora do cadastro. Esse processo deve ser rápido e eficaz;
  • Cumpra o que você prometeu, seja enviar um conteúdo ou qualquer outra coisa. Isso ajuda a fortalecer a credibilidade do seu negócio;
  • Não compartilhe os dados do usuário. Se ele forneceu os dados pra você, não quebre esse voto de confiança que ele deu para o seu negócio.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é Marketing de Permissão e como usar no seu negócio, chegou a hora de colocar em prática.

Defina um objetivo, escolha um meio e faça acontecer. O sucesso do seu negócio depende da sua ação e da forma de pensar.

Não deu o resultado que você esperava? Teste novamente de outra forma ou faça algo novo. Ou então deu certo? Aposte nessa estratégia mais pra frente, de uma outra maneira.

Por isso é importante sempre planejar a ação e analisar os resultados. Se você não tem tempo para isso, vale a pena contratar uma pessoa que entenda do assunto pra te ajudar nessa hora. Acredite, é um investimento que faz toda a diferença no sucesso do seu negócio, seja ele qual for.

E independente do que faça, compartilha comigo aqui no blog ou nas redes sociais. No meu Facebook e Instagram sempre coloco informações bem legais e fáceis, para você tirar o seu negócio de onde está e levar para o próximo nível. E continue aqui no blog pra ver outros textos pro seu negócio decolar e a sua vida de empreendedora também.