Quer entender como eu fiz para sair de 0 a 500 pedidos por dia com a minha loja online? Então vem comigo que eu vou te contar todos os passos que eu utilizei para aumentar as vendas no meu negócio é que tenho certeza que se você aplicar no seu negócio, você estará vendendo muito mais até o final do ano.
Muita gente fala assim: Sabrina, o que você fez com a sua loja que ela saiu de 0 a 500 pedidos por dia? Devo ser bem sincera com você, não é um caminho tão fácil, mas é totalmente possível, basta ter esforço e dedicação no negócio, que você alcançará bons resultados.
Quando eu comecei o meu negócio, eu cometi muitos erros. Comecei de maneira amadora, sem saber usar as ferramentas e ainda comprava muitas coisas que não eram necessárias naquele momento. E com o passar do tempo e as experiências, eu fui aprendendo e hoje estou transmitindo o meu conhecimento para as pessoas que estão iniciando o seu negócio evitarem alguns erros e atingir o sucesso mais rápido. Então vamos por etapa, porque não foi do dia para noite que eu sai do 0 a 500 pedidos por dia.
DE 0 A 100 PEDIDOS POR MÊS
Quando iniciei a Francisca Jóias, ainda estava trabalhando e nesse período, fazíamos cerca de 5 pedidos por semana. Então, eu decidi sair do trabalho para focar na minha loja e nesse momento demos uma acelerada e passamos a vender 10 pedidos por semana, e a grande virada para chegar a 100 pedidos por mês, foi contratar influenciadoras digitais para divulgar a minha marca. Isso foi uma parte muito importante na minha jornada e que eu falo de forma mais detalhada no meu curso.
DE 100 A 500 PEDIDOS POR MÊS
Depois de alcançar os 100 pedidos por mês, eu aumentei a meta para 500 pedidos por mês. Para isso, tivemos que trabalhar em cima do desenvolvimento do produto e investimento em tráfego pago, e assim, chegamos a marca de 500 pedidos e quando a gente alcança a meta o que se espera? É isso mesmo, dobrar a meta. Agora, a meta da Francisca Jóias era fazer 1000 pedidos por mês.
DE 500 A 1000 PEDIDOS POR MÊS
Então para atingir esses 1000 pedidos por mês, que era meu objetivo super audacioso, eu tive que trabalhar com mais profundidade de estoque. Como assim, Sabrina? Ter mais produtos e produtos legais, de boa qualidade. Nesse momento, houve uma transformação muito forte na minha empresa porque eu tive que estruturar setores que eu não tinha, como o marketing com a contratação de um gestor de tráfego e um design, para que eu começasse a ganhar agilidade nos processos.
DE 1000 A 2000 PEDIDOS POR MÊS
Quando alcançamos a meta de 1000 pedidos por mês, o próximo objetivo era fazer 2.000 pedidos por mês, um objetivo e tanto… Nesse momento, tivemos que começar a estruturar ainda mais a nossa expedição. Naquela época, para chegar aos 2.000, eu precisava trabalhar melhor o marketplace e para isso eu fiz uma troca de ERP, passei a utilizar um mais robusto e completo, que me deu mais autonomia. Com isso eu consegui ter ações mais assertivas na hora de trazer o produto para empresa e aí a gente conseguiu trazer mais produtos e produtos que atendesse a nossa persona.
DE 2000 PEDIDOS POR MÊS A 100 PEDIDOS POR DIA
Então, eu percebi que seria mais interessante se eu analisasse minhas metas diariamente, para não perder tempo e só no final do mês perceber que estava longe de bater a meta. E aí eu comecei a pensar que seria mais interessante para o negócio, se a gente começasse a focar em micro metas e não nas macros, ou seja, ao invés de pensar na quantidade de pedidos por mês, colocar a quantidade de pedidos por dia.
E nesse momento surgiu a ideia de ajustar a meta para 100 pedidos por dia. Eu digo que esse pensamento foi muito importante para o meu negócio, porque eu parei de analisar o macro e comecei a analisar o micro, e essa visão de análise do micro, diariamente, começou a me dar um controle maior de toda estrutura da minha empresa, fazendo com que eu tivesse maior poder de ação e melhores resultados. E foi assim que chegamos a meta de 100 pedidos por dia.
É legal que nesse momento você começa a envolver todo seu time para que eles façam isso junto com você. Isso começou a fazer com que a gente tivesse mais controle dos dados e tudo que não pode ser medido, não pode ser analisado. Quanto mais a gente media, maior eram os resultados, e fazia uma comparação da Francisca Jóias de ontem, com a de hoje, para analisarmos a evolução dos resultados.
DE 100 PEDIDOS POR DIA A 200 PEDIDOS POR DIA, OU MELHOR, 500 PEDIDOS POR DIA
Aí nós chegamos a meta de 200 pedidos por dia, e assim que alcançamos, meu objetivo mudou rapidamente para mais de 500 pedidos por dia. A marca dos 500, nos deixava melhor financeiramente, claro, mas também nos colocava em um patamar diferente como empresa, internamente falando e entre os concorrentes.
A nossa principal ação para chegar aos 500 pedidos por dia, foi estruturar o picking and packing, a automação foi imprescindível para essa conquista; Contratamos uma empresa, criamos os nossos próprios códigos de barras, melhoramos o processo logístico interno de chegada dos produtos, de levar os produtos para a parte de embalagem e fomos melhorando setor a setor.
Com todas essas melhorias, ganhamos muita agilidade fazendo que eu pudesse diminuir o número de colaboradores na expedição, mas como não queríamos diminuir o nosso quadro de funcionários, nós apertamos os parafusos e começamos a vender mais.
Não foi do dia para noite e demandou muito esforço e trabalho para reestruturar toda a empresa para atender a nova demanda que tínhamos, porque uma empresa que vende 100 pedidos por mês, é diferente de uma que vende 500 pedidos por dia. Então, nós focamos em construir um time mais robusto e ter mais variedades de produtos com profundidade.
E para que tudo isso acontecesse, eu fui estudar mais e entender melhor a minha audiência, trabalhando profundamente na elaboração de campanhas e coleções, e isso fez com que a gente chegasse a marca de vendas de 1.001 pedidos em um domingo, que é o dia mais fraco de vendas para loja online, de vendas de uma campanha.
Outro passo que fez muita diferença foi ter um gerente, e ter mais tempo para me aperfeiçoar, fazer cursos e aplicar o que eu aprendi no meu negócio. Colocar a mão na massa e fazer acontecer.
Então, todo esse processo de evolução foi muito importante, e é interessante você olhar para trás e ver que não foi só a expedição ou o marketing que teve que evoluir, mas a empresa toda precisou crescer. Eu vi que foi possível chegar a 1000 pedidos, depois que eu vi que era possível eu não quero mais voltar atrás. E agora meu próximo objetivo é fazer 1000 pedidos por dia e não só em uma campanha. Não se acomode. Você também pode tudo isso e muito mais.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de verdade. Então se você gostou e quer mais conteúdos para te ajudar no seu negócio, se inscreva no meu canal no YouTube, curta minha página no Facebook e me segue no Instagram que tem muito mais conteúdo por lá.