Amiga empreendedora, tudo joia? Você já usa estratégias de e-mail marketing para alavancar o seu negócio? Como já disse aqui no blog eu uso o RD Station para gerenciar minhas leads e disparar os e-mails. Mas se você usa o MailChimp para realizar os envios, também é possível desfrutar da automação, basta fazer o Upgrade custa em torno de 20 dólares por mês .

Chegou a hora de elevar o nível de suas campanhas: lista automatizada e fluxo de automação de e-mail. Hoje vou te ensinar 3 passos poderosos para criar uma automação de marketing que irá gerar resultados. Vamos começar?

Bem-vindo

Separei os tópicos desse texto com os temas para cada etapa do seu fluxo. O e-mail de bem-vindo deve ser o primeiro da sua automação. Lembre-se de fazer uma segmentação, você pode fazer isso com uma pergunta específica no formulário e dependendo da resposta direcionar a lead para uma lista específica.

Por exemplo: Se eu estou captando empreendedoras que precisam de ajuda para montar um e-commerce. Posso colocar no formulário: Você já tem uma lojinha virtual? Caso a resposta seja sim, ela vai para uma lista onde eu envio dicas de como melhorar vendas, boas práticas de marketing etc. Já se a resposta for não, ela entrará na lista de potencial cliente e receberá e-mails com um passo a passo para criar um e-commerce e temas relacionados.

Relacionamento

O segundo  e terceiro e-mail do seu fluxo deve ser de relacionamento, então você pode automatizar uma newsletter com temas relevantes que você já abordou no seu blog. A lógica é a mesma do boas vindas, explorando o exemplo acima, cada fluxo receberá dicas de leituras relevantes.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Gatilho

O último e-mail do seu fluxo é o que chamo de gatilho, é aquele que você leva o cliente a tomar uma ação. Por exemplo, baixar um e-Book em troca de mais informações sobre ele. Ou ainda já enviar uma promoção exclusiva com link para compra.

Esse foi o artigo sobre automação de e-mail marketing, tenho certeza que você irá facilitar o relacionamento com seus clientes e além disso irá gerar resultados. Pois todos as pessoas que forem entrando nas suas listas ao longo dos dias, já vão entrando num fluxo específico e automático de e-mails.

Meu conselho é que você mantenha uma frequência quinzenal ou semanal entre um e-mail e outro e sempre analise todas as taxas de abertura e clicks, além disso trabalhe o assunto do e-mail, prévia de leitura, botões, links e CTA’s. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.