Olá, amiga empreendedora! Se você já tem uma lojinha online deve enfrentar um problema: como fazer vendas recorrentes para o mesmo cliente. Por isso eu, Sabrina Nunes, irei te ajudar a trabalhar o conceito de fidelização no seu negócio.

Independente do tipo de produto que você venda existem algumas boas práticas para manter seu cliente fidelizado. E todas essas regras são fáceis de aplicar e irão fazer com que seu cliente se apaixone pelo seu negócio e volte a comprar com você. Está pronta? Então vamos lá!

1. Relacionamento é a chave

Quando seu cliente se cadastra e faz uma primeira compra como você continua o relacionamento com ele? É muito importante pensar nisso, pois relacionamento é a chave para a fidelização. Tem uma frase de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, que eu gosto muito: “ Nada influencia mais a decisão de compra do que a recomendação de um amigo confiável.”.

Isso é genial, a sua empresa precisa se tornar esse amigo confiável para vender mais e mais. Além disso, as opções de compartilhar o produto com um amigo e de avaliação também são ótimas aliadas para gerar essa confiança.

Uma dica de ferramenta bacana pra se relacionar com seu cliente é o e-mail marketing. Eu já escrevi ensinando a usar essa ferramenta para alavancar o seu negócio, veja aqui: Descubra como fazer um e-mail marketing eficiente pro seu negócio

2. Faça um plus

Plus, bônus, brinde, desconto, clube de vantagens etc. Chame como você quiser, mas o cliente que volta a comprar com você merece um mimo especial, concorda? Na Francisca Joias, minhas clientes adoram brindes, então vira e mexe eu crio algumas edições limitadas e envio junto com a compra. Faz um sucesso danado, experimente no seu negócio.

3. Encante com a entrega

Ter um negócio online é diferente de ter uma loja física. No momento da verdade você não pode olhar no olho do seu cliente e dizer que se importa com a escolha dele. Então você precisa achar um momento pra fazer isso no seu processo de venda.

Uma carta na manga é usar os sentidos: visão, olfato, paladar e tato. Isso mesmo, você irá causar sensações e experiências boas para seu cliente. Então que tal usar uma embalagem linda, com uma cartinha de agradecimento, num material perfumado e macio? Vai fazer total diferença!

Leia mais

Aceita o desafio de espalhar amor

Rotina da empreendedora

4. Tenha um pós-atendimento infalível

Ainda completando o conceito de proporcionar experiências boas, tente sempre se colocar no lugar do seu cliente. Ele nunca teve um contato físico com você, mas confiou no seu site, no seu produto e fechou a compra. O mínimo que ele merece é um pós-atendimento impecável, não é mesmo? Como você gosta de ser tratada quando busca por um atendimento? É isso que sua empresa deve fazer!

5. Não atrase a entrega

Genteee, sempre cumpra os prazos. A escolha da forma de entrega faz total diferença na hora de montar a estratégia da sua loja virtual. Os Correios ainda são as melhores opções, pois existem tipos diferentes de serviço de entrega que permitem o cliente fazer o rastreamento e acompanhar o momento da entrega.

Eu fiz um texto falando tudinho sobre como criar uma parceria com os Correios, veja aqui: Como fechar contrato com os Correios para e-commerce

E esse foi o texto sobre como fidelizar os clientes de e-commerce. Essas 5 dicas são cartas na manga para fazer sucesso e manter seu cliente fiel. E por falar nisso, você já conhecia esses truques? Como você faz pra fidelizar seus clientes. Conta pra mim nos comentários, vamos trocar figurinhas sobre esse assunto que eu amo.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var