Eu prometi que iria contar pra vocês sobre essa técnica oriental de organização: 5S. Pra começar você precisa saber que são dicas  simples de organização, mas que podem trazer grandes benefícios de qualidade e produtividade para a sua empresa.

O conceito 5S é assim chamado devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Agora, que você já sabe o conceito. Vamos colocar a mão na massa e aprender como usá-lo na prática. Confira abaixo dicas incríveis para organizar sua empresa usando essa metodologia oriental:

Transforme sua área de trabalho

Para manter a produtividade alta, você usa tudo o que tem na sua mesa, nas suas gavetas e no seu computador? Essa primeira dica é para você separar o que não é utilizável no seu dia a dia do que é realmente necessário.

Elimine do espaço de trabalho tudo o que seja inútil. Assim você terá maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.

Desenvolva TOC

Essa segunda dica é engraçada. RS Não quero que você tenha um transtorno real, apenas uma predisposição para manter tudo no seu devido lugar. A organização deve ser um hábito.

Genteee, é impressionante como um ambiente organizado é mais produtivo. Portanto coloque cada coisa em seu devido lugar e organize seu espaço de trabalho de forma eficaz.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Mantenha seu escritório limpo

Na Francisca, temos uma cozinha e volta e meia aprontamos umas comidinhas pra animar a tarde da galera. A maioria das vezes fazemos cachorro quente com Coca Cola, pois é a preferência da equipe. RS Mas o que isso tem haver a terceira dica?

O fato é que passamos mais tempo no escritório do que em casa e seu ambiente de trabalho deve funcionar como uma família. Então nos dias de quitutes determinamos responsáveis pela limpeza da cozinha e pela compra dos mantimentos.

A regra vale para cada ambiente e mesa do  seu escritório, crie uma cultura organizacional baseada em um ambiente cuidado e limpo. Crie normas claras para triagem, arrumação e limpeza.

Incentive a disciplina

O senso de disciplina e companheirismo devem caminhar lado a lado, pois se todos ajudarem será possível incentivar uma política de melhoria contínua. Você pode usar essa dica para obter uma maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Use suas metas para desafiar e recompensar grupalmente em vez de ações individuais. Por exemplo, eu criei o desafio #maioincrivel onde todo dia envio e-mails ensinando  empreendedoras dicas de como vender mais.

Mas internamente temos o mesmo desafio em todos os setores da Francisca: aumentar vendas, resultados das mídias, entrega e produção. Eu desafiei cada grupo e eles irão ser recompensados se atingirem as metas.

Viu como a metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, que permite de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários. Você curtiu essas dicas? Já conhecia essa metodologia? Deixe seu comentário, vamos bater um papo!