Apesar de muitas pessoas acreditarem que a venda é a parte mais importante do negócio, administrar a produção é um ponto que deve ser observado e é fundamental para o funcionamento de um negócio. Apesar do nome parecer algo complexo, administrar a produção é gerenciar os recursos voltados para esse setor. Seja você empreendedora ou empresária, sua atenção deve ser especial para essa parte.

Ao gerenciar recursos, você tem um controle maior do desempenho da empresa. Se você é do ramo de moda, por exemplo, vai saber em que época peças de frio são mais vendidas e qual não é. Além de você  não comprar muitos produtos que ficarão encalhados, você vai saber quando investir a mais em determinada peça. Esse gerenciamento contribui para que você não tenha prejuízos e, com outras áreas em harmonia (marketing e vendas, por exemplo), você terá lucro.

Além disso, por saber as características de cada produto, você saberá os locais mais indicados para guardar o produto. Vamos mudar de exemplo e pense que você é uma empresária no ramo de doces. Alguns doces podem ficar fora da refrigeração, mas outros não. Com essa administração, você sabe exatamente que doces ficam na geladeira, até quanto tempo podem ficar refrigerados observando a data de validade e quais ficam em lugares arejados, mas sem a necessidade do ar gelado.

Leia mais:

Mas como fazer uma boa administração de produção? Antes de tudo, seja organizada. Use o excel (que pode ser usado para planejar quase tudo em sua vida) ou anote em um caderno e invista um tempo só para fazer essa administração. E caso você acredite que não consegue se organizar, mas que sabe tudo de cabeça, não se engane. Em algum momento você vai se enrolar com algum problema e vai afetar negativamente sua administração de produção.

Conheça o seu cliente e a área que está atuando. Com o planejamento e esses conhecimentos, você saberá administrar muito bem sua produção e, com isso, não terá prejuízos. Mas saiba que, para ter lucro, é importante investir em outras áreas também. Se trabalha sozinha, separe um tempo para aprender sobre marketing e vendas. Mesmo que você já trabalhe há anos com isso, você sempre vai aprender algo novo e que vai contribuir com o sucesso do seu negócio. Mas agora queremos saber de você: como você administra sua produção? Diga nos comentários.

vip_whatsapp-var