Você é dona de uma pequena empresa e já sabe a importância de se tornar especialista no mercado em que atua? Não se preocupe com a pouca verba disponível, pois baixo investimento é a forma ideal para pequenos negócios atuarem no mercado de nichos.

Alcançar uma parcela especifica de um público e entregar valor para ele deve ser a sua visão. Afinal, é bem mais fácil ser notado em um nicho, do que já começar tentando impactar e lidar com a imensidão de um mercado. Por isso, eu vou te contar 3 segredos para que você seja capaz de identificar qual o nicho ideal.

Entenda seu cliente

O primeiro segredo para definir assertivamente um nicho é o conhecimento das necessidades do cliente que você deseja alcançar. Preocupe-se em conhecer cada desejo ou necessidade desse mercado e, mais do que isso, torne-se especialista na solução que irá oferecer.

Sem atender, superar e surpreender seus clientes, o nicho não consegue sobreviver. Vale enfatizar, portanto, que só vale a pena entrar em um nicho se o negócio tiver a certeza de que conseguirá superar as expectativas de seus clientes. Pois, se você entregar o mesmo valor que as empresas já estabelecidas, será rapidamente engolida.

Conheça a concorrência

Apenas conheça o mercado e como a concorrência se comporta, mas não se preocupe tanto com esse fator. Pois, o que torna os nichos de mercados interessantes é a baixa quantidade de concorrentes. Geralmente, no mercado de massa a concorrência é alta e se você está começando com a fabricação de bebidas, por exemplo, já pode ter como concorrente a Coca-cola.

Já no mercado de nicho, por ser pequeno e especializado, normalmente é pouco interessante ou complexo demais para as empresas já estabelecidas e dessa forma tem baixa concorrência. No caso da fabricação de bebidas, uma forma de segmentar esse público seria atender um público específico, por exemplo a fabricação de sucos especiais para diabéticos.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Não seja um amador em marketing

Muita gente não sabe, mas marketing não é publicidade ou vendas. Há uma grande diferença entre essas soluções e não ser amador em marketing é dominar os números do seu negócio e do mercado que está inserido.

Portanto, preste atenção nas tendências e saiba aplicar boas práticas ao seu negócio. Eu escrevi um texto explicando a essência do conceito de marketing, veja aqui e aprenda também como alavancar o seu negócio: Os quatro P’s que irão alavancar suas vendas

Esses foram os 3 segredos para a escolha do nicho ideal. Agora que você já sabe como é importante segmentar para ter sucesso, fique atenta a essas dicas e coloque em prática. Por falar nisso, seu negócio é online ou  físico? Como você faz para ter sucesso? Compartilhe nos comentários suas experiências.