Se isso ainda não aconteceu com você, ainda vai acontecer. Imagina a cena: você está fazendo uma apresentação, pode ser para uma plateia grande ou pequena. Mas, no meio do seu discurso, você esquece o que ia falar. E, à medida que você tenta recordar o que estava pra dizer, você fica mais nervoso e, enfim. O que era pra ser uma apresentação incrível é prejudicada por um momento. Veja a seguir como evitar esse momento branco antes de acontecer.

Entenda o assunto

Mais importante e fácil do que decorar o que você vai falar, entenda o que você está falando. E, mesmo que você tenha um branco, vai conseguir contornar a situação.

Treine

Praticar sempre ajuda você a não só evitar esses momentos de branco, como também te dará mais segurança quando for se apresentar, independente da quantidade do público.

Leia mais

Tive um bloqueio criativo, e agora?

4 Truques para ser produtiva trabalhando em casa

Ajuda visual

Com seus slides, você consegue voltar ao seu raciocínio. Ou seja, crie gatilhos na apresentação para que caso você esqueça de alguma coisa, possa associar rapidamente com o que está no slide.

Ganhe tempo

Caso dê um branco, volte para a última informação que você disse. Isso te dará um momento a mais para você se lembrar. Mas atenção: Não faça isso por muito tempo.

Essas foram algumas dicas de como você pode evitar um branco na sua apresentação quando acontecer. Mas o segredo disso é treinar sempre antes, para que você esteja preparada quando acontecer. E queremos saber nos comentários: O que você faz quando te dá um branco?

vip_whatsapp-var