Você acha difícil gerenciar muitas pessoas ao mesmo tempo? E delegar funções? Essa é uma das grandes dificuldades que alguns gestores têm encontrado ao longo da carreira como empreendedor. O time dos sonhos não é só aquele que consegue executar a tarefa corretamente, mas são aqueles que conseguem enxergar além do que fazem, trazendo ideias para o crescimento do setor que estão.

Mas como gerenciar isso de forma eficaz? Hoje vou te mostrar como fazer isso com o que você tem hoje. Vamos começar?

Inteligência Emocional

Para você entender de forma fácil, inteligência emocional é a habilidade em observar e lidar com as suas próprias emoções. Para o gestor, identificar no profissional essa habilidade é tão importante quanto as habilidades técnicas exigidas no cargo. É a certeza que o profissional vai conseguir controlar as emoções quando houver conflitos e momentos de dificuldade.

As empresas vêm investindo em desenvolvimento profissional de grupos, ao invés do individual. O entrosamento entre os colaboradores é importante não só para uma boa convivência, mas também para que eles gerenciem as crises entre si.

Mas qual é o perfil de uma equipe Emocionalmente Inteligente?

Existem três qualidades que podem identificar o chamado Quociente emocional interpessoal saudável. Depois de estudos e análises, os especialistas em QE, Dra. Vanessa Druskat e Dr. Steven Wolff, dizem que as condições essenciais são: confiança entre os colaboradores, sensação de afinidade com o grupo e senso de eficiência da equipe.

É possível funcionar sem essas três habilidades? Até é possível, mas os doutores frisam que é muito mais difícil conseguir alcançar um potencial alto e de forma eficiente. Confira abaixo nove dicas te ajudar a gerenciar a sua equipe.

 

Leia mais

• Gestão horizontal ou vertical: qual a melhor para o seu negócio?

• Incentivar ou motivar, o que fazer?

 

Entendimento Interpessoal

É dever do gerente avaliar o nível de conforto dos seus colaboradores em trabalhos e dinâmicas em grupo. E costuma ser ele também que identifica em cada funcionário o seu potencial. Isso gera mais confiança entre eles e facilita na hora de designar tarefas, agradando ambos os lados.

Avalie Sua Equipe

Tire um tempo, pelo menos uma vez por mês, para avaliar os seus colaboradores. Dinâmicas entre os funcionários também podem te ajudar a analisar cada um de forma individual. Deixar que os colaboradores se auto avaliem é um exercício positivo, te ajuda a direcionar os feedbacks e alguns pontos que ele mesmo pode trabalhar para melhorar isso.

Crie um bom ambiente de trabalho

Inspire a confiança dos seus funcionários. Um bom ambiente de trabalho faz com que eles já cheguem bem dispostos para mais um dia de expediente.

Resolva os problemas, não os crie

Com uma equipe emocionalmente preparada, é importante incentivar que eles tentem resolver os próprios problemas antes de chegar ao gestor. E deixar claro que é importante ajudar os colegas de equipe, independente se aquela função é atribuída a você ou não. Isso une a equipe e o próprio colaborador se sente acolhido, sabendo que não está sozinho caso esteja com dificuldades.

Comporte-se com cuidado

Você quer que seus colaboradores se sintam confortáveis no ambiente de trabalho, e isso é importante já que na maioria dos casos é onde eles passam mais tempo durante o dia. O que precisa ficar claro é que por mais confortável que seja para eles, ainda sim é o ambiente de trabalho. Imponha limites para que seja bem entendido.

Construa relacionamentos externos

Para que os colaboradores entendam o conceito de organização, você pode mostrar em forma de reuniões ou dinâmicas como funcionam os trabalhos de setores externos. É uma forma de fazer com que colaboradores de setores diferentes se envolvam e entendam o processo daquela área desconhecida.

E que eles mesmos entendam que cada setor é importante para a empresa, independente do grau de dificuldade.

Entenda que gerenciar equipes não é uma tarefa impossível, mas com empenho tanto do gestor quanto dos colaboradores acaba se tornando mais “fácil”. Tente todas as dicas ou pelo menos algumas e pode ter certeza que será um sucesso.

Me conta nos comentários como você faz para gerenciar a sua equipe. Até a próxima!