Independente do tamanho da empresa, a burocracia pode afetar negativamente o seu trabalho. Seja pela demora ou pelos recursos investidos, esse ainda é um problema muito presente em diversas organizações. Ainda que tenha sua importância ao organizar as atividades, o excesso de burocracia pode prejudicar o seu negócio. Veja abaixo algumas dicas de como melhorar esse problema.

Dê mais autonomia à equipe

Ainda que você precise investir um tempo para o treinamento dos seus funcionários, você dará mais autonomia para que realizem funções simples e, indiretamente, dará mais autoconfiança para eles desenvolverem melhor suas atividades. Isso permitirá que sejam mais produtivos.

Otimize as reuniões

Apesar de necessárias para organizar as tarefas da empresa, as reuniões podem ser mais produtivas. Evite realizar muitas em um pouco espaço de tempo, tenha uma hora marcada para começar e terminar e seja direto no que precisa ser dito.

Leia Mais

Dicas para deixar a procrastinação de lado agora mesmo!
5 livros que toda mulher deve ler

Revise os processos

Muitas empresas ficam engessadas em determinado método e não investem em aprimorar. Invista um tempo analisando os resultados e as possíveis alterações que possam melhorar o processo. Isso irá contribuir muito para reduzir essa burocracia.

Abuse da tecnologia

Documentos impressos podem ser úteis em algumas situações, mas invista na implementação de um sistema ERP, por exemplo, para facilitar os processos.

Essas foram algumas dicas de como diminuir a burocracia na sua empresa, seja ela qual for. Se você está começando seu negócio, separe um tempo para ler mais sobre esse tema. A burocracia pode ser um problema, se você não ficar atenta a isso. E confira no nosso blog mais dicas que podem melhorar a sua vida profissional, seja como empregada de alguma empresa ou empreendedora.

vip_whatsapp-var