Olá amiga empreendedora.Tudo joia? Você sonha em criar uma loja virtual mas não sabe como está o mercado do e-commerce atualmente. Não se preocupe! Nesse texto vou te contar alguns dados que vão fazer você entender como anda a vida de quem tem uma loja virtual. Afinal, é sempre bom ter referências antes de se jogar de cabeça nesse novo mundo. Está pronta? Vamos lá!

Retrospectiva 2016

Primeiro semestre

As vendas no e-commerce crescem 5,2% no primeiro semestre e faturamento atingiu 19,6 bilhões. Esses dados foram extraídos do principal relatório sobre o e-commerce brasileiro: Ebit WebShoppers, você pode fazer o download da 34ª edição clicando aqui. Diversos são os fatores que influenciaram este crescimento do volume financeiro movimentado pelos sites de comércio eletrônico. Entre eles estão:

  • Aumento de 7% no valor do tíquete médio, ficando em R$ 403,46, crescimento puxado pela alta de preços registrada pelo Índice FIPE/Buscapé;
  • Maior participação das classes AB;
  • Manutenção das vendas de categorias de produtos de maior valor, como “Eletrodomésticos” e “Telefonia/Celulares”.

Black Friday

As compras online durante a Black Friday registraram alta de 17% na comparação com 2015. O número de pedidos cresceu 4%, para 2,92 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$653, 13% maior do que no ano passado. O levantamento levou em conta as compras feitas entre às 0h e 23h59 da sexta-feira (25 de novembro de 2016).

Além disso, cerca de 20% das compras online realizadas durante a Black Friday foram feitas por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets), aponta o monitoramento da Ebit. E essa é uma justificativa para as tendências que irei mostrar mais abaixo.

Leia mais

3 ferramentas pra ajudar na gestão do seu negócio

Como usar as formas de pagamento a favor do seu negócio

Tendências para 2017

O celular é hoje o principal meio de acesso à internet, sendo usado por 80,4% das casas dos brasileiros com acesso à rede. Estes, por sua vez, já representam quase 55% da população. E pesquisas independentes mostram que o smartphone já virou uma alternativa na hora de fazer compras.

Com a adaptação das lojas virtuais para o mobile é de se esperar, portanto, um crescimento na participação do mercado varejista. Genteee, tem que investir num design responsivo para seu site, e fazer testes  para que sua plataforma rode perfeitamente bem em smartphones.

E esse foi o texto pra te mostrar os dados do mercado de vendas online. Ainda tem dúvidas se o e-commerce está em alta? Ainda tem dúvidas se vai criar sua loja virtual? Não tenha mais dúvidas! Aproveite a alta prevista e coloque seu negócio no ar. E por falar nisso, você já começou a planejar sua loja virtual? Quer sugerir algum outro dado sobre e-commerce que não citei aqui? Conte nos comentários.

vip_whatsapp-var