Olá, amiga empreendedora! Tudo bem? Hoje vou falar sobre o e-commerce e você vai ficar sabendo os detalhes sobre essa nova tendência de comércio. Mas antes de tudo, vou começar explicando o básico. E-commerce é a abreviação de electronic commerce que, em português, significa comércio eletrônico. É uma forma de comércio por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares.

E ainda que seja mais fácil montar uma loja virtual agora do que antes, você deve ficar atenta em alguns detalhes, como: segurança, qualidade dos produtos ofertados, cumprimento do prazo de entrega entre outros. Veja nas próximas linhas os principais pontos sobre o e-commerce:

Oportunidades

Ter um e-commerce é saber encontrar e desenvolver oportunidades. Isso mesmo, comece sabendo o público que você deseja alcançar e crie meios de negócios do seu produto. Após uma série de pesquisas sobre novas empresas bem sucedidas, identificou-se que elas alcançaram o sucesso por terem sido capazes de encontrar o produto ideal para o mercado ideal.

Por isso, empreendedora, minimize os riscos de mercado, desenhe um processo claro a ser realizado ao mesmo tempo que você realiza o desenvolvimento do seu produto. Siga os 4 etapas que devem ser feitas:

  1. Diagnóstico da necessidade do cliente

Os clientes querem o seu produto? Cheque se o produto proposto atende de forma satisfatória a “dor” do cliente.

  1. Validação pelo cliente

Os clientes efetivamente pagarão pelo seu produto? Comprove o processo de vendas, distribuição do produto e como ele gera valor.

  1. Criação de demanda

Esse passo leva você a um patamar maior, onde deve investir nas áreas de marketing e vendas. Ele será o responsável pelo crescimento dos seus resultados.

  1. A construção da empresa

É a fase onde a empresa tem o desafio de crescer e chegar ao grande público.

Mitos

Eu aprendi muitas coisas durante estes intensos anos de Francisca Joias, para focar em temas diretamente relacionados ao dia a dia de uma nova empresa digital. Separei 3 anotações matadoras que fiz para compartilhar com vocês sobre os mitos.

  1. Abrace todas as responsabilidades

Esse é o primeiro mito que vamos derrubar. Não, você não consegue fazer tudo sozinha. Um e-commerce em crescimento deve investir em pessoal. Acima de qualquer coisa, é importante termos a consciência que uma empresa é formada por pessoas. E são essas pessoas que realmente importam, portanto são essas mesmas pessoas que fazem uma empresa ser o que ela é.

  1. Não acredite no seu sexto sentido

Muito polêmico, nosso segundo mito. Você já ouviu aquela voz dento de você que te impulsiona para o sucesso?

Algumas ideias e mudanças, muitas vezes, não funcionam de primeira. Mas não desanime!

Siga testando aquilo que acredita e buscando sempre usar os dados para garantir.

  1. Não arrisque

Último mito que precisamos derrubar. Seja ousada! Testes podem encorajar a ousadia porque permite você tentar algo novo.

Não tenha medo de fazer experimentos até que estes evoluam e se tornem relevantes.

Mas não se esqueça que, as vezes, algumas ideias terão que morrer dependendo dos seus resultados. E isso faz parte.

Desafios

Os principais desafios do fantástico mundo do comércio eletrônico são:  oferecer a melhor experiência de compra e transformar experiência em aprendizado.

  1. Oferecer a melhor experiência de compra

Os ativos do varejo tradicional podem ser resumidos ao ponto (localização das suas lojas) e a marca. Já no novo varejo o principal ativo será sua base de clientes.

Conseguir fidelizar seus clientes diluindo seu custo de aquisição considerando um ciclo de relacionamento de longo prazo será a chave para o sucesso.

A recorrência de compra unida a convergência dos canais é o futuro do e-commerce saudável.

  1. Transformar experiências em aprendizado

Do simples universo dos cupons de desconto, aos programas de fidelidade que vão de farmácias a lojas de roupas e até restaurantes.

Conhecer muito bem as competências desse novo varejo, estudar a fundo os casos de quem está tendo sucesso, saber tropicalizar a informação e adapta-la ao seu negócio fará você vencer os desafios e estar preparada para o futuro. Extraia aprendizados de todas as suas vivências.

Que maravilha! Hoje, todos podem abrir o seu próprio e-commerce e passar a vender pela internet, com mais simplicidade do que abrir uma loja física para comercializar.

Espero que tenha gostado. Conta pra gente nos comentários o que você achou!

vip_whatsapp-var