Já parou pra pensar o motivo das empresas enviarem e-mail marketing? Será que essa ferramenta funciona para alavancar as vendas? Sim, o e-mail é ainda um canal de comunicação muito eficaz, quando bem planejado e executado. Por isso agora eu, Sabrina Nunes, vou contar algumas dicas para que este tipo de ação traga bons resultados para sua empresa. A última dica é um bônus, é a minha dica mara pra vocês. Vamos começar?

Relevância

Invista tempo e verba para conhecer seus clientes. É muito importante saber os temas que têm relevância para eles. Dessa forma, receber seu e-mail será sempre um encontro prazeroso. Quando pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo fazem parte da sua lista de e-mails suas chances de ser ignorado ou perder uma subscrição é alta.

Leia Mais

Quero investir em um mercado que não existe, e agora?

Transforme seu cliente em um embaixador da sua marca

Segmentação

Forme grupos de e-mails dentro do interesse de cada cliente. Para fazer isso de uma forma bem assertiva você pode segmentar suas listas com a ajuda de preenchimento de formulários. Cuidado com o tamanho desses formulários, ninguém vai querer ficar preenchendo cadastros gigantes. Uma boa dica é: automatize a coleta dos dados de acordo com cada contato que o cliente tem com sua empresa.

Por exemplo, o cliente quer baixar um e-book daí você solicita nome e e-mail, depois o mesmo cliente voltou a preencher um cadastro para visualizar um infográfico, seu sistema reconheceu o e-mail dele, então agora é a vez de você pedir dados diferentes como profissão e temas de interesse. Essas informações são valiosas e fazem toda a diferença na hora da escolha dos temas dos e-mails.

Resultados

Sempre analise os resultados das ações, como a quantidade de abertura de seus e-mails, os cliques, a quantidade de vendas (taxa de conversão) e a taxa de compartilhamento (envio para outras pessoas).

Além disso, acompanhe os tipos de aparelhos (celular ou computador) que são usados para abrir seus e-mails, essa informação é importante para que você possa se programar para os próximos materiais explorando as funcionalidades de todos os recursos disponíveis. Experimente o e-mail marketing!

Dica mara

Sei que você passou o texto inteiro se perguntando: Sabrina, como posso automatizar meus e-mails? Qual ferramenta devo usar para analisar os resultados? Isso custa caro? Essas são ótimas perguntas. Justamente, por isso, guardei a melhor dica para o final.

Genteeee, o que eu amo no empreendedorismo digital são os produtos chamados “Freemium”, com eles você pode utilizar uma versão grátis e caso deseje mais funcionalidades você pode pagar por elas. Tem um sistema chamado MailChimp que você pode usar para iniciar sua estratégia de e-mail marketing grátis.

Essas foram algumas dicas de como você pode usar o e-mail marketing para aumentar os resultados de sua empresa. Aproveite essas dicas e coloque em prática no seu negócio. Siga cada passo, e mesmo que devagarinho comece. Cada item que você fizer vai te levar pra perto do sucesso. E dessas dicas, qual você achou a mais interessante? Responda nos comentários.

vip_whatsapp-var