Amiga empreendedora, você já experimentou tirar uma férias? Será que sua empresa é capaz de funcionar sem a sua presença? Você não deve ser a única engrenagem a fazer a roda girar, afinal uma organização é feita por várias funções. Se você já tem uma meta e estratégias, basta formar bons líderes e excelente executores. Mas como fazer isso? Vou te contar tudinho, continue lendo e descubra como ter colaboradores eficientes na sua ausência!

Desenvolva líderes

Na sua ausência, você teria colaboradores confiáveis e que pudessem substituir a sua função? Você precisa ter uma resposta positiva para esta pergunta. Por isso, a minha primeira dica é sobre como você pode fazer para desenvolver a liderança na sua equipe. Preparei a lista abaixo pra você:

  1. Identifique os profissionais: fique de olho na sua equipe e delegue algumas tarefas específicas e de teste.
  2. Incentive o networking: ensine o seu colaborador a expandir cada vez mais suas relações profissionais, afinal o bom relacionamento é requisito fundamental para ser um bom líder.
  3. Proponha técnicas de desenvolvimento pessoal: incentive os colaboradores a explorarem coisas desenvolvam a sua qualidade de vida: atividades física, mentais, graduação etc.
  4. Capacite os colaboradores com cursos online: promova uma capacitação especifica para cada área.

Leia mais

• 5 lições de contabilidade que você deve seguir

• Cultura organizacional para sua empresa

Forme executores

Além da liderança, você deve se certificar que sua equipe que executa tarefas operacionais continuará tendo produtividade na sua ausência. Para isso é super importante depositar confiança e delegar responsabilidades para sua equipe.

Se sua empresa possui tarefas e metas claras para cada função, você já percorreu grande parte da jornada. Afinal cada colaborador saberá o que fazer para manter sua empresa funcionando e o papel da liderança será de apoio e mensuração de resultados.

Viu, como é possível tirar um tempinho pra você e manter sua empresa produtiva? Agora que você já sabe como fazer isso, planeja suas próximas férias! Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.