Quando se pensa em abrir um negócio, há uma série de fatores que precisam ser considerados para que o empreendimento saia do papel e consiga sucesso.

Em um país como o nosso, o e-commerce de semijoias surge como uma ótima opção para o pequeno e médio empreendedor, já que entre as diversas virtudes da mulher brasileira está a vaidade, que é peça chave para esse tipo de negócio.

O que é preciso pensar na hora de planejar o seu negócio? O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

Essa ferramenta foi desenvolvida por Alexander Osterwalder, e você pode ter acesso a todos os detalhes lendo o livro “Business Model Generation”, em português seria Inovação em Modelos de Negócios. Eu vou resumir tudinho para vocês nas próximas linhas. Para comprar o livro, você pode clicar aqui!

O Canvas é ideal para estruturar o seu negócio e resumir o plano de negócios que demoraria muito tempo até estar totalmente pronto. Essa ferramenta genial pode otimizar o tempo de idealização de seu projeto.

É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:canvas
Você pode desenhar os nove blocos numa cartolina e ir preenchendo cada bloco com post-its coloridos, não pense que isso é retrogrado, pelo contrário, a imaginação flui quando escrevemos o que estamos pensando.

Para as mais tecnológicas é possível usar o mesmo processo de escrever em post-its, mas em vez  de cartolina, você pode criar online o Canvas do seu negócio de semijoias. Basta clicar aqui!

Agora, vamos ao que interessa! Descubra nas próximas linhas como preencher cada  bloco do Canvas para um negócio online de Semijoias:

canvas-business-model-ecommerce

Proposta de valor

Comece sempre por aqui, preencha em post-its diferentes os beneficios que seu negócio vai oferecer para o mercado. Deve ser o que realmente terá valor para os seus clientes;

Exemplos: Atendimento domiciliar personalizado, Gentileza e Cordialidade, Peças com qualidade e garantia, Consultoria e dicas, Uma embalagem especial, Oferecer um material para preservar a semi joia etc.

Segmento de clientes

Quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa? Qual o perfil de mulheres que compram semijoias? O ideal é saber o máximo possível sobre suas clientes, pois quanto mais você conhecer suas clientes mais você entenderá suas necessidades e desejos.

Exemplos: Mulheres de 18-45 anos, da Cidade X, Classes C e B, Que são vaidosas e acompanham a moda, Buscam peças diferenciadas e com qualidade, Produtos hipoalergênicos.

Os canais

Como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;

Veja as possibilidades: Numa loja, loja virtual, marketplace (Elo7), atendimento domiciliar, atendimentos em estabelecimentos parceiros (salão, manicures, spa, lojas), vender nas redes sociais, vender na faculdade, whatsapp. Enfim, escolha as melhores opções para alcançar os resultados que você deseja.

Exemplos: Atendimento domiciliar, atendimentos em estabelecimentos parceiros (salão, manicures, spa, lojas), vender nas redes sociais e whatsapp.

Relacionamento com clientes

Como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente; Hoje as redes sociais facilitam muito, porém as formas tradicionais de relacionamento não podem ser descartadas.  Descubra onde suas clientes estão e escolha os canais para seu negócio!

Exemplos: Perfis em redes sociais, telefone, whatsapp e email.

Atividade-chave

Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor.

Exemplos: Pesquisar tendências, comprar semijoias no atacado do fornecedor, comprar embalagens, cadastrar e precificar as peças, etiquetar as peças, divulgar nas redes sociais, divulgar no whatsapp e visitar clientes, controle financeiro e reposição de peças.

Recursos principais

São os recursos necessários para realizar as atividades-chave;

Exemplos: Mala ou maleta para guardar as peças, celular smartphones, computador ou laptop, embalagens, cartão de visita, etiquetas, saquinho plástico, material para limpar as peças.

Parcerias principais

São as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

Exemplos: Fornecedor de semi joias A B e C, fornecedor de embalagens e materiais, Blogueiras etc.

Fontes de receita

São as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Exemplos: Venda de semijoias, venda de  porta joias, venda flanelas e produtos para limpeza das peças. Formas de recebimento: Dinheiro e Cartão de Crédito e Débito à vista e em até 6x sem juros.

Estrutura de custos

São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

Exemplos: Compra de semi joias no atacado, Compra de embalagens e materiais, Cartões de visita, Mostruário de semi joias, plano de celular, Publicidade.

Viram como é fácil preencher o Canvas? Agora, com seu modelo de negócio planejado você deve implementar cada post-it. O ideal é que você sempre atualize conforme for ganhando experiência com os erros e acertos. Deixe seu Canvas ao alcance de seus olhos faz toda diferença!

Espero que tenham gostado! =)


Não esqueçam de visitar o melhor site de semijoias do Brasil!

Nos siga nas redes sociais: Snapchat | Facebook | Instagram