Você, amiga empreendedora, deve saber que conhecer o mercado é muito importante pra criação do seu negócio. E não é difícil: basta estudar a concorrência e o nicho que você quer atender. E uma forma interessante de fazer isso é criar uma pesquisa de mercado com base na ferramenta SWOT. E apesar do nome parecer super complicado, eu vou te explicar como você pode colocar em prática.

Antes de tudo, entenda que Análise SWOT ou Análise FOFA  possui quatro etapas: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças). Esta análise é uma ferramenta utilizada para verificar cenários/ambientes de mercado interno e mercado externo. Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – foco no produto e no cliente. Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – análise de concorrência. Vou explicar tudinho. Pronta?

S – Strength – Forças

Nesta etapa você deve citar os elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência. Por exemplo: Num negócio de semijoias possuir produtos de alta qualidade e todos com design exclusivo.

 W –  Weakness – Fraquezas

Agora é a vez de citar as fraquezas, ou seja características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência. Um exemplo: No mercado de varejo online de semijoias uma fraqueza interna é não ter uma logística estruturada.

Leia Mais

Veja como ser uma negociadora de sucesso

Fechamento mensal é difícil? Veja aqui como descomplicar e desenvolver o seu negócio

O- Opportunity – Oportunidades

Agora, vamos falar sobre o impacto das duas primeiras etapas sobre ambiente externo. E como eles criam um cenário favorável para a empresa, este impacto representa uma oportunidade. Imagine poder ter uma loja virtual além de um ponto de venda físico. Isso é uma excelente oportunidade!

T – Threat – Ameaças

Um dos pontos mais importantes e que devem ser corrigidos imediatamente após identificados são as conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa. O pior disso tudo que no ambiente externo a empresa não tem controle, são ameaças para o negócio. No caso das semijoias, uma concorrente com peças de qualidade e bom processo interno é uma ameaça. Como empreendedora o que você faria para se diferenciar?

Viu como é fácil usar a matriz SWOT? Ela é bastante usada justamente por ser mais prática e intuitiva. Se você quiser, pode deixar essa ferramenta ainda mais completa fazendo num quadro quatro quadrados e colar post-its identificando todos os pontos estudados acima. Agora eu quero saber: o que você achou dessa ferramenta? Achou fácil ou difícil de fazer? Diga nos comentários. Tem outra forma de fazer análise do mercado? Compartilhe sua dica nos comentários também e vamos trocar uma ideia sobre o assunto.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var