Já notou a constante transformação na forma como as pessoas consomem informações e produtos? Cada dia mais a propaganda de interrupção é ignorada. Analise seus próprios atos: de todas as propagandas que você viu hoje, quais você lembra? Qual delas te fez comprar algo? Quando você está assistindo no YouTube e o anúncio aparece, você pula após os 3 segundos obrigatórios ou você assiste até fim?
Amiga empreendedora, a verdade é que nós não toleramos anúncios e eu me incluo nessa constatação, pois eu sempre clico no “skip add” do YouTube, sempre! É por isso que hoje vou te ensinar como atrair clientes sem interromper a programação normal dele. Além disso, vamos discutir qual o melhor tipo de marketing para o seu negócio: marketing de conteúdo ou mídia alternativa? Ahh! E no final tem dica bônus, continue lendo para descobrir!
O que é marketing de conteúdo?
Eu estava precisando de dicas sobre decoração, joguei no Google e “pah” milhares de dicas apareceram, todas elas criadas por empresas que vendem objetos ou serviços de decoração, inclusive com o link para comprar o produto. Esse exemplo ilustra muito bem o que é o marketing de conteúdo, uma estratégia de criação de conteúdo que gere valor e atraia potenciais clientes para o seu negócio.
O principal objetivo do marketing de conteúdo é ajudar a sua audiência esclarecendo dúvidas, dando dicas, ensinando com um tutorial, informando sobre tendências, inspirando com ideias inovadoras etc. Todo e qualquer tipo de conteúdo pode ser produzido desde que gere valor e ajude de verdade o leitor.
Além desse teor de relacionamento com cliente, o marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para aumentar a sua autoridade sobre determinado assunto, quando bem feito gera um bom rankeamento no Google e fortalece a sua marca.
Como fazer marketing de conteúdo?
Atenção! A criação de conteúdo não deve ser aleatória, você deve ter uma estratégia e um calendário. Além disso, você deve saber para quem você está escrevendo e qual momento no processo de aprendizagem ou compra essa pessoa se encaixa. Separei aqui 4 ferramentas para te ajudar nessa jornada:
- Gerador de persona
- Criador da Jornada de Compra
- Máquina de Títulos
- Planilha para Gestão de Conteúdos
Agora você já sabe o conceito e tem as ferramentas para te ajudar a criar a sua estratégia, você deve está se perguntando: “Onde eu vou colocar o conteúdo que eu criar?” Existem vários canais para distribuir o seu conteúdo na internet, hoje vou te apresentar 3 deles:
Blog: meu queridinho, pois é onde consigo conversar com você e compartilhar em diversos formatos e de maneira mais ampla: minhas ideias, experiências e conhecimento. Se você ainda não tem um, escrevi aqui os Primeiros passos para montar seu blog;
Redes Sociais: eu vivo falando sobre o poder que elas possuem na atração de novos clientes e no engajamento com clientes atuais. Reaproveite o conteúdo do seu blog para criar uma série de posts de redes sociais. Use imagens com ilustrações, frases motivacionais, boas fotos e vídeos. Vai fazer muita diferença no seu negócio!
Materiais ricos: geralmente são apresentados no formato de eBooks e disponibilizados em landing Page para captura de leads.
O que é e como fazer mídia alternativa?
Mídia alternativa é qualquer mídia que se oponha aos meios tradicionais e com valores altos como anúncios da TV, rádio e jornal. Em outras palavra é o meio de divulgação pago com custo baixo e muita criatividade. Podemos considerar a mídia alternativa como uma mídia de interrupção, mas que gera impacto.
Muita gente tem dúvidas se anunciar na internet é uma mídia alternativa. Aqui está a resposta: é sim, incluindo os anúncios de redes sociais e Google, vou te contar os detalhes aqui embaixo:
Live Marketing: intervenções com eventos promocionais, distribuição de brindes, desgustação etc.
Ações de Guerrilha: intervenções promocionais criativas, com custo muito baixo e alto poder de viralização.
Links patrocinados: qualquer mídia paga e que tenha baixo custo é uma mídia alternativa, portanto anunciar no Google e no Facebook também.
Peças gráficas impressas: cartaz, lambe-lambe, Outdoor, busdoor etc.
Marketing de conteúdo ou mídia alternativa?
Agora que você já sabe os dois conceitos e conheceu exemplos práticos de cada um, chegou a hora de entender qual o tipo de marketing que vai trazer mais retorno para o seu negócio: marketing de conteúdo ou mídia alternativa?
Não existe um sem o outro. Isso mesmo, você até pode abrir mão dos meios mais tradicionais(guerrilha, peças gráficas e live marketing), mas você não deve e nem pode abrir mão de patrocinar campanhas para divulgar os seus conteúdos. Não adianta criar conteúdos incríveis e não gerar tráfego para eles. Assim também como não faz sentido fazer uma campanha de Guerrilha ou live marketing para divulgar um eBook, já que nesses casos divulgar o link é o ideal.
É claro que o resultado orgânico ocorre nas redes sociais e você pode divulgar seus conteúdos gratuitamente. Mas não confunda publicar com divulgar, quando você faz uma postagem é importante atrair popularidade para ela, então divulgue, impulsione, crie campanhas de conversão e de reconhecimento da marca.
Leia Mais
Dica bônus
Essa dica é especial pra quem ainda não tem blog e somente cria conteúdo para redes sociais. Eu fico muito orgulhosa, pois você começou e está ganhando a vida vendendo nas redes sociais. Você está fazendo hoje com o que tem hoje e isso é incrível.
Aqui estão 5 passos para você fazer marketing de conteúdo aliado a mídia alternativa, melhorando as postagens de redes sociais:
- Quantas vezes postar? Amiga faça no mínimo 4 postagens por dia, isso ajuda o algoritmo de entrega a tornar seu conteúdo mais popular.
- O que postar? Não faça postagens aleatórias, lembre da importância de gerar valor para sua audiência . Mesmo que seja para os seus posts de redes sociais, meu conselho é que você use as ferramentas acima para definir a sua estratégia: criar persona, jornada, cronograma e títulos. A cada 3 posts de engajamento(dica, look, bastidores) poste especificamente sobre produtos.
- Onde postar? Faça publicações no Stories todos os dias, no seu feed do Instagram, na timeline da sua Fanpage do Facebook. E sempre compartilhe no seu perfil pessoal e em grupos que você participa.
- Impulsione suas publicações! Use todas as armas de divulgação que estão ao seu alcance, implusione nem que seja R$10,00 para cada publicação que você achar interessante. Além disso, na própria Fanpage aparecem as sugestões para promover negócio local, promover página e atrair curtidas. Use pequenos orçamentos para essas ações também, dessa forma você irá construir e fortalecer a sua marca ao longo dos meses.
- Use o aplicativo GrowSocial! Esse app para melhorar as atividades no seu Instagram, use-o para curtir, seguir e enviar mensagens diretas automaticamente. Dessa forma o seu número de seguidores pode aumentar de forma consistente, com pessoas que podem de fato se tornar seus clientes.
Esse foi o nosso texto sobre como fazer marketing sem interromper as ações de sua audiência. Aqui você aprendeu os conceitos de marketing de conteúdo e mídia alternativa. Definimos qual o melhor tipo de marketing para o seu negócio, e ainda ganhou uma dica bônus incrível. E por falar nisso, conseguiu assimilar todos os pontos? Deixe suas dúvidas nos comentários!
No Comment