Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a função do blog não é mais ser um diário pessoal. Hoje, o blog é uma ferramenta poderosíssima de marketing e as empresas percebem a importância disso na valorização da marca junto ao consumidor.

Você já deve ter assistido algum vídeo meu falando sobre marketing de conteúdo (Genteeeee, sou apaixonada por esse tema! Rs).  Essa função do blog me enche de orgulho, pois foi usando esse mecanismo que eu consegui aumentar os resultados da Francisca.

Pensando na importância disso, eu separei alguns conceitos e dicas de como pode usar o blog a favor do seu negócio. São atitudes que eu coloco em prática na Francisca Joias e que você vai arrasar se colocá-las em prática também. Vamos começar?

O que é marketing de conteúdo?

Se você está lendo esse post, provavelmente se interessa pelas dicas e ideias que eu publico por aqui. Acompanha os nossos posts e se interessa tanto na escolha dos temas quanto pela forma como entregamos esse conteúdo para você, certo?

O marketing de conteúdo faz justamente isso, disponibiliza assuntos relevantes e ricos de interesse de potenciais clientes para cumprir 3 papéis importantes: atrair, nutrir e converter.

  1. Atrair: neste passo, o cliente é atraído pelas dicas relevantes;
  2. Nutrir: num segundo momento, ele se interessa cada vez mais e acompanha as dicas e publicações e se alimenta das informações de diversas postagens do blog;
  3. Converter: esse é o momento da verdade, onde o potencial cliente disponibiliza seus contatos em troca de mais aprendizado. Ou até mesmo clica em algum link para comprar o seu produto ou serviço.

Preparei esse vídeo pra te contar mais detalhes sobre marketing de conteúdo e responder a uma simples pergunta: Marketing de Conteúdo dá resultado? Confira!

O que é tráfego?

Tudo em marketing pode e deve ser medido, afinal  você precisa saber se seus investimentos estão gerando retorno. O tráfego é a métrica que usamos para aferir a quantidade de pessoas que acessa o seu site ou blog. Além disso, o tempo que ficam em determinada página também é analisado.

Basicamente, você vai usar o seu blog como uma isca para levar pessoas para seu e-commerce. Então, com as métricas é possível saber qual tipo de assunto atrai mais pessoas, quais tipos de postagens leva mais leads (cliente em  potencial) para o seu site.

Analise sempre o tráfego do seu blog e o impacto que ele causa no tráfego do seu e-commerce. Sei que esses termos podem parecer novos, mas quando você começar a entender cada indicador, vai ficar tão apaixonada quanto eu pelo marketing de conteúdo.

Leia Mais

7 Passos para você montar sua loja virtual

5 dicas para melhorar a gestão do seu negócio em 2017

O que são CTAs?

CTA ou “call to action” é o termo usado para indicar a ação que você quer que o leitor tome ao ler seus artigos. Você quer levá-lo a ler outro artigo? Use o “leia mais”. Ou você quer que ele se cadastre em alguma lista de evento? Disponibilize o link e a chamada para o “cadastre-se agora”.

São mecanismos e botões fáceis de influenciar a atitude do seu leitor. O que mais me encanta nesse processo todo é a troca, pois o empreendedor disponibiliza temas legais e produtos arrasadores enquanto o leitor se torna um cliente após entender que realmente necessita daquelas dicas e daquele produto.

Como vender mais usando o blog?

  1. Tenha constância nas publicações;
  2. Fale sobre temas realmente relevantes para o seu público;
  3. Utilize palavras-chave para o tema proposto;
  4. Sempre escreva mais de 400 caracteres;
  5. Faça parágrafos curtos;
  6. Use intertítulos entre os parágrafos;
  7. Use imagens;
  8. E sempre use chamadas para ações. Elas irão se transformar em vendas.

E essas foram algumas dicas de como usar o blog a favor do seu e-commerce. O seu negócio só depende de você pra alcançar o sucesso. O importante é sempre investir em melhorias que desenvolvam melhor o seu empreendimento. E por falar nisso, você já começou a fazer o seu blog? Coloque o link dele aqui nos comentários, eu quero  conhecer!

vip_whatsapp-var