Oi, amiga empreendedora. Hoje, vou te contar como aumentar seu lucro se tornando especialista em determinados segmentos de mercado. Isso mesmo, você já ouviu falar em nicho? Mas como aplicar esse conceito em negócios online?

Uma empresa focada em um nicho de mercado na internet deixa de lado as barreiras geográficas e fornece soluções para um grupo determinado de pessoas que sofrem com os mesmos problemas mas não conseguem achar resultados relevantes online.

Saiba o que é nicho

Segmentação de mercado significa, principalmente, passar a entender muito bem o público escolhido. Portanto, compreender seus problemas, desejos, necessidades, sua forma de pensar e agir, o que esperam e como querem.

É descobrir porque as pessoas que formam o nicho selecionado não estão sendo atendidas pela oferta atual do mercado e, o que as faria pagar um valor a mais, para receber algo que faça sentido para elas. E atuar para oferecer esse produto ou serviço da melhor forma possível.

Aprenda como definir o seu

Eu já escrevi aqui sobre o Business Model Canvas, um modelo mental para formatar ideias de negócios, você pode ler aqui: A ferramenta que irá ajudar a tirar do papel o seu negócio de semijoias. O que não falei ainda é que dentro dessa ferramenta o quadro central “Proposta de valor” tem uma ferramenta dedicada que irá te ajudar a entender de fato como gerar criadores de ganhos para seu público.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

A ferramenta Canvas da Proposta de Valor aborda o coração do seu negócio: o que você faz? e para quem? Além disso, facilita o processo de compreensão dos segmentos de clientes e de criação de produtos de serviços para os mesmos, buscando um perfeito encaixe com aquilo que esses clientes desejam. Pra te ajudar a entender melhor o que estou falando, separei duas definições rápidas:

Valor: Conjunto de benefícios que a empresa oferece aos clientes;

Proposta de Valor: Os benefícios que os clientes podem esperar de determinados produtos e serviços que uma empresa oferece.

Genteeee, segmentar mercado em nichos é vida. Pois, irá permitir que seu negócio ganhe algo chamado autoridade. Você será conhecida pela sua especialidade e irá atrair muito mais clientes para sua empresa. Gostou desse texto? Já conhecia esse conceito? Deixe seu comentário!