Muito utilizada para quem busca emprego ou está desenvolvendo algum trabalho, feedback é uma palavra simples e ao mesmo tempo complicada para algumas pessoas. Feedback nada mais é do que dar um parecer sobre alguém. No ponto de vista profissional, é como o funcionário  pode melhorar sua produtividade ou sua postura no trabalho. Parece fácil, mas na realidade, a forma com que esse feedback é dado pode melhorar ou piorar o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa. E por falar em empresa, aqui você encontra algumas dicas para abrir seu primeiro negócio.

Voltando ao assunto inicial, um feedback bem feito pode mudar a vida de um funcionário para toda a vida, dependendo da situação. Ao destacar os trabalhos bem realizados e  os pontos que precisam ser melhorados, o profissional tem a possibilidade de se desenvolver tanto na empresa quanto no mercado de trabalho, por exemplo. Mas um feedback mal aplicado pode minar a carreira do profissional e sua autoestima, importantes na vida de todos independente de ser pessoal ou profissional.

Mas qual o segredo de um bom feedback?

woman-feedback

Seja objetivo e imparcial

Se estiver estressado, evite falar com a emoção. E não dê voltas no assunto, diga logo o que precisa dizer. Uma dica é você pensar como seria uma boa crítica construtiva para você.

Não perca tempo

Não demore muito para dar o feedback, pois alguns pontos podem ser esquecidos de serem destacados.

Aborde os problemas, mas busque a solução

 Diga os pontos que devem ser melhorados e busque a solução. Após expor as críticas vá em direção ao que pode ser feito para melhorar o trabalho.

Saiba falar, mas saiba ouvir

Feedback é uma via de mão dupla. Assim como é importante saber dar um bom feedback, é importante saber ouvir uma crítica para melhorar o funcionamento de um negócio. Essa relação constante de comunicação contribui para o sucesso da empresa e dos profissionais envolvidos.

Essas foram algumas dicas de como dar um bom feedback. Mas e você? Sabe como dar e receber feedback? Diga nos comentários!

francisca joias