Todo cliente percorre uma jornada até se tornar efetivamente um consumidor. Essa caminhada inicia quando ele toma conhecimento da solução fornecida pela sua empresa e vai até o fechamento do negócio. Chamamos de funil de vendas (ou pipeline) esse processo ou modelo estratégico que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente por essa jornada da compra.

Antes quando uma pessoa decidia comprar algo, ela se arrumava ia até a loja mais próxima e fechava o negócio. Hoje, as pessoas se munem de informação, aprendem sobre o produto, o mercado, analisam a concorrência e só depois escolhem com quem comprar.

O funil possui cada parte da venda desde o primeiro contato com a sua empresa à pesquisa e ação da compra. O funil é dividido em 3 partes, que são:

Topo do funil

O topo do funil é amplo e também é conhecido como a parte da consciência. Aqui a pessoa não está ciente sobre uma necessidade ou problema que ela tenha e que seu produto pode resolver.

Em outras palavras, ela não busca nenhum produto ou serviço e desconhece qualquer demanda. Por isso, ela ainda não é considerado um cliente real. O objetivo aqui  é atrair o número maior possível de acessos ao seu site/blog para que com um bom trabalho de conteúdo o visitante possa se tornar um comprador real.

Mas antes disso, esse visitante precisa se relacionar mais com seus conteúdos e ser conduzido para a próxima camada do funil. Para isso acontecer é ideal que ele se torne uma Lead (possível cliente) fornecendo dados para contato e permanecendo mais tempo consumindo suas publicações.

Meio do funil

Aqui na segunda camada do funil o futuro cliente já descobriu que tem alguma necessidade ou problema e busca sua solução. É o estágio em que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratá-lo.

Por essa razão, o futuro consumidor pesquisa mais profundamente sobre o assunto e sobre as empresas que oferecem o serviço. Quando ele se decide ele avança para o fundo do funil.

Leia Mais

Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Fundo do funil

Agora, estamos na última parte do funil, aqui o cliente avalia seu produto ou serviço, compara com a concorrência e escolhe a melhor alternativa para ele. Em seguida,  ele finaliza todo o processo, realizando a compra.

Agora, que você já sabe qual o conceito de funil de vendas. Confira esses dois posts que te ensinam na prática como usar o funil de vendas para negócios virtuais e para lojas físicas. E não esqueça de deixar o seu comentário! Beijos <3