Você já ouviu falar em omnichannel? Essa estratégia poderosa de comunicação com os clientes veio para mudar a forma como empresas atendem ao consumidor. A personalização do atendimento na exata necessidade, a qualquer momento, a qualquer lugar. Esse é o nosso tema de hoje, vou te contar detalhes dessa ferramenta e vou te ensinar como usá-la para alavancar o seu negócio. Vamos juntas?

O que é Omnichannel?

O Omnichannel tem como principal objetivo atender os clientes com excelência e personalização. Ele é uma espécie de  abordagem de vendas com vários canais simultâneos que apresenta uma experiência de compra consistente. Essa função multicanal integra e alinha todas as  necessidades do cliente com o atendimento mediante a vendedores, promotores, loja física, site, redes sociais, mobile etc.

Tecnologia x gestão

Tendo em vista que o consumidor não faz diferenciação entre venda online ou presencial, no sentido de atendimento o que ele procura sempre será segurança, comodidade e praticidade. Ter seus produtos expostos em diversos formatos de forma integrada te fará elevar o nível do seu negócio.

Para uma negócio implementar o omnichannel é preciso antes de tudo, se preocupar com a integração e sincronização de todos seus canais de forma única para se tornar uma empresa multicanal, melhorando a experiência de compra de seu consumidor. Porém falar sobre omnichannel é muito mais fácil do que colocar em prática. O lado operacional do negócio deve ter uma boa gestão e ser apoiado por tecnologia de ponta. Devido a isso poucas empresas adotaram esse conceito.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Caso de sucesso: Bibi Calçados

Separei aqui o exemplo da Bibi Calçados pra você entender melhor:

A Bibi é uma fabricante e varejista de sapatos e acessórios para bebês, basicamente, trabalha com produtos que precisam ser substituídos pelos clientes dentro de poucos meses. Com o crescimento da criança, os itens de vestuário e calçados precisam ser comprados novamente, mas nem sempre o cliente compra na mesma loja.

Por isso, eles desenvolveram uma solução de relacionamento que aumentou os índices de retorno dos clientes. O foco estava na retenção de clientes, pois eles entenderam que manter um cliente custa menos que conquistar novos. Eles desenvolveram então um sistema de recompra expressa que funciona assim: alguns meses após a primeira compra, a loja envia um e-mail convidando o cliente a visitar novamente o estabelecimento ou franquia onde comprou anteriormente.

A comunicação foi toda segmentada levando em consideração sexo e tamanho dos calçados, com regras diferenciadas de envio. Essa mensuração é possível graças às informações que a empresa já possui em relação ao tempo de crescimento dos pés. Em uma semana, os resultados já eram percebidos: a taxa de abertura de e-mails e taxa de cliques na campanha, pontos de interação do usuário com a marca eram as mais altas entre as ações online da empresa.

Amiga empreendedora, você precisa entender que o comportamento do consumidor sofreu mudanças tão profundas nos últimos anos, que você não pode abrir sua lojinha e esperar que os clientes entrem e façam as compras. Você precisa contar com outros canais, especialmente com a internet.

Esse foi o nosso texto sobre o omnichannel. Informação é a palavra de ordem, processos de atendimento ao cliente unidos a tecnologia Bigdata podem fazer milagres nas vendas. E por falar nisso, você já conhecia esse conceito? Como você usa a informação e a tecnologia a favor do seu negócio? Deixe aqui nos comentários!