É muito importante selecionar bem os fornecedores. Mas isso não basta. Além de escolher com atenção, é preciso negociar de forma cuidadosa e frequente com eles. Tenha em mente que o fornecedor pode ser um grande parceiro, pois ele pode oferecer preços melhores e condições diferenciadas de pagamento.

Além disso, ele lida com outras empresas e é uma importante fonte de informações sobre como anda o mercado. Hoje eu vou te ensinar 3 dicas certeiras de como pechinchar e te mostrar a importância de fazer melhores negociações.Confira:

Dica 01: Crie um mapa comparativo

Você deve conhecer as condições existentes no mercado, pois quanto mais você comparar preços maior será a sua chance de alcançar o menor custo, e com isso aumentar o seu lucro. Separei uma listinha das ações que você deve tomar para criar um mapa comparativo efetivo:

  1. Faça uma pesquisa dos fornecedores do mercado, lembre-se  sempre de escolher nesta ordem: fabricantes, distribuidores e revendedores;
  2. Crie uma lista com a descrição completa e quantidades dos materiais ou serviços que deseja;
  3. Envie sua lista do pedido por e-mail para cada fornecedor. Nessa etapa vale a pena ligar e conversar com a gerência de vendas, explique que esse é apenas um pedido de muitos que virão, pois você deseja se tornar uma cliente/parceira;
  4. Coloque todos os orçamentos recebidos numa planilha, nunca compre sem analisar de 3  a 5 fornecedores, veja abaixo um modelo:

Dica 02: Não faça leilão

Redução de custos é a chave do sucesso, mas a ética está acima de todas as coisas. Quero dizer com isso que nas rodadas de negociação você não precisa revelar o preço do concorrente. Vou explicar melhor, veja a listinha de como fazer rodadas de negociações efetivas:

  1. Com o seu mapa comparativo em mãos, chegou a hora de negociar e só parar quando conseguir o menor preço possível. Tenha cuidado com as especificações do seu pedido, não negocie qualidade substituindo por produtos similares, apenas negocie descontos;
  2. Ligue para cada um dos fornecedores e comente que possui um preço menor e condições melhores no concorrente, mas que você deseja comprar com ele pois ouviu falar muito bem da empresa;
  3. Crie um novo mapa com os valores e condições negociadas por telefone e não pense que já acabou haha. Confira a próxima dica!

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Dica 03: Faça reuniões presenciais

Comprar um valor tão alto por telefone ou online? Não mesmo! Compras corporativas exigem planejamento e contato pessoal com o fornecedor. Por isso antes de fechar uma compra liste os produtos necessários para sua produção para pelo menos 2 meses.

Agende uma reunião presencial, pois olhar no olho e entender o momento do fornecedor faz toda a diferença. Só após seguir esses passos você será capaz de fechar o melhor negócio.

Essas foram as 3 dicas de como fazer negociações incríveis com fornecedores.Lembre-se: cada centavo que você economiza é uma receita pra seu negócio. E por falar nisso, me conte qual o seu maior truque na hora da negociação? Deixe sua resposta nos comentários e bora comprar!