Você já ouviu falar em planejamento estratégico? O perfil da empreendedora atual mudou, ela sempre busca novos conhecimentos para transformar o seu negócio. Foi pensando nisso que separei pra você algumas dicas de como você pode fazer o seu plano estratégico ou seja planejar seu negócio a longo prazo. Vamos tratar hoje de temas da administração tradicional, é uma chance única pra você relembrar a época da faculdade. E se você não esteve lá, essa é sua oportunidade de aprender cientificamente como administrar o seu negócio.

Tipos de Planejamento

Existem 3 tipos de planejamento: operacional, tático e estratégico. Os nomes são bem intuitivos, mas deixa eu detalhar o conceito pra você. O primeiro trata da operação, trata do hoje, do imediato. O segundo é a tática do médio prazo, pra ser mais exata ele estabelece metas e objetivos para até 3 anos.

E o nosso tema principal é o plano que aborda os próximos 5 anos da sua empresa. Sabe aqueles textos de missão e visão que muita gente acha clichê? Não são! O planejamento estratégico é a visão do seu negócio, ele dever ter metas mensuráveis.

Muitas empreendedoras ficam presas na operação e acabam esquecendo de estimar o futuro. Como você vê o seu negócio daqui a 5 anos? O que você deve fazer pra alcançar sua meta ou alvo? Agora, você vai aprender a criar objetivos. Eles são os caminhos que você deve percorrer pra alcançar o seu alvo. Eles devem ser mensuráveis. Caneta e papel na mão e vamos começar:

Defina seu alvo

Quando você tem pouca munição e muitos focos não consegue acertar bem, certo? Hoje melhor que ontem. Imagine que você tem um negócio que vende cosméticos para salão de beleza. Sua visão é se tornar a maior distribuidora da sua cidade em 5 anos. O que você deve fazer pra chegar lá? Seu primeiro alvo vai ser aumentar as vendas em 30% em um ano (planejamento operacional). Pra isso acontecer você precisa seguir os passos abaixo.

Conheça seu mercado

Quantos salões de beleza existem na sua cidade? Existe alguém que pode te ajudar nessa pesquisa? Use o Google nessas pesquisas. Mas nosso exemplo específico, olha esse site: http://saloes.cabeleireiros.com/rj/ Ele apresentou 242 salões no Rio. Desses 242 quantos são seus clientes? A melhor prática nesse caso é casar uma estratégia virtual com a venda porta a porta. Então o que você pode fazer para transformar esses salões em seus clientes?

Leia mais

Aceita o desafio de espalhar amor

Rotina da empreendedora

Construa seu plano de ação

Crie uma rota com os salões que vai visitar diariamente durante cada trimestre e crie uma planilha com temas que vai publicar nas redes sociais. Enquanto você delega alguém  pra publicar seus conteúdos e outra pessoa pra colocar os seus produtos na mala do carro e ir ofertar no mercado.

Você continua criando seu planejamento. Estude quais são seus pontos fortes e fracos. O que você pode fazer pra conquistar uma fatia maior desse mercado. Eu criei um post ensinando a fazer a análise SWOT, dê uma olhadinha aqui: A ferramenta que vai ajudar você a desvendar o mercado do seu negócio.

Monitore os resultados

Não esqueça de medir os custos das visitas físicas aos salões e a taxa de conversão das vendas geradas. Da mesma forma que você deve medir o retorno gerado com as mídias sociais. É isso que você dona do negócio deve estar fazendo: gerenciando o seu negócio. É claro, que sempre que for possível visite clientes com seu vendedor e acompanhe de perto a performance do seu marketing digital. Mas não saia do foco estratégico pra ficar fazendo o operacional.

Esse foi o texto sobre como fazer um planejamento estratégico. Coloque as informações do seu plano em um documento no Word ou no Power Point, com os seguintes tópicos ou slides: objetivo, panorama do mercado, plano de ação e resultados.

Vá preenchendo de acordo com o exemplo citado acima. Você pode aplicar isso pra qualquer tipo de negócio. E por falar nisso, o que você sabia sobre planejamento? Você anda fazendo mais tarefas do operacional ou do estratégico? Responda nos comentários! Vamos trocar uma ideia sobre esse tema.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var