Com a crise no mercado de trabalho e na economia, empreender está se tornando umas das atitudes mais presentes na vida do brasileiro. Seja por necessidade de complementar a renda ou por estar desempregado, há um estímulo ao empreendedorismo. Mas, mesmo com essa tendência, ainda há um certo receio por parte da sociedade. Mas por que isso acontece?
Esteriótipo de empreendedor
Algumas pessoas ainda acreditam que empreender é coisa de gente que já tem uma vida financeira estável, com facilidades pois tiveram sucesso. O fato é que empreender é muito mais do que uma ideia fixa. É imprevisível, cansativo e exige dedicação diária para dar certo.
Não há um preparo desses empreendedores
Ainda que muitas pessoas invistam em realizar seus sonhos, não há muitos cursos que realmente contribuam para melhorar o conhecimento ou estimular a ideia sobre o assunto. Alguns conteúdos apresentados são de uma forma bem geral e superficial. Isso faz com que muitas pessoas entrem nessa nova jornada sem saber ao certo algumas coisas, como quais são os desafios de cada área de atuação, os impostos que você deverá pagar ou como divulgar o seu negócio.
Leia mais
Diminua a burocracia e faça seu negócio crescer
Dicas para deixar a procrastinação de lado agora mesmo!
Inveja
Esse argumento pode parecer estranho para alguns, mas determinadas pessoas julgam as outras sem saber ao certo o que fazem. Seja por trabalhar muito ou pouco, sempre há uma crítica a ser feita. É bom receber certos toques sobre algo que possa nos prejudicar? Sim, desde que estejam acompanhados com uma dica construtiva sobre o que pode ser melhorado ou não.
Esses são alguns motivos pelos quais os empreendedores não são muito compreendidos pela sociedade. Com essas explicações, você pode se preparar melhor para passar por esses obstáculos e seguir firme rumo à realização dos seus objetivos.
Empreendedor não tem o caminha facil, por isso as vezes não entendemos a cabeça deles. Empreender é uma luta constante. Parabéns!
Verdade… as pessoas pensam que empreender é simples e que é só para não ter nenhum compromisso fixo com alguma empresa…Muitas pessoas abrem seu “negócio” não só por ter um sonho, mas também pelo básico… ter uma renda extra, isso aconteceu muito nesses últimos meses… Mas empreender vai muito além desse pensamento, é trabalhoso, ocupa maior parte do seu tempo, do seu dinheiro também, e fora que se inserir no mercado é a parte mais dificultosa, enfim… ainda tem gente que sente inveja, mas é assim, nada é fácil e tudo faz parte para alcançar o sucesso…
Infelizmente temos heranças de nosso pais e avós que sempre foram preparados para serem empregados ou funcionário público. O empreendedorismo e planejamento financeiro deveriam ser matérias no ensino fundamental.
Empreendedorismo deveria ser mais explorado e incentivado, acredito que é o futuro, mas em relação ao post, não acho que se trate de inveja, mas sim de um pré julgamento por parte das pessoas que ignoram como se dá a vida de um empreendedor…!