“Primeiro mostre seu valor, depois mostre o seu preço.” Sempre reproduzo essa frase nas minhas redes sociais e realmente acredito nela. E por falar nisso, amiga empreendedora você já sabe qual o valor do seu trabalho? Sabe diferenciar valor de preço? Esse é o nosso tema de hoje, vou esclarecer as questões acima e ainda te ajudar a calcular o preço do seu serviço. Vamos juntas?

Preço x Valor

Qual a diferença entre preço e valor? São muitos pontos de vista sobre este assunto, principalmente no âmbito da Economia. Porém baseado nos conceitos de marketing:

  • Preço é o valor em dinheiro de uma mercadoria ou de um trabalho; custo.
  • Valor é a estimação, valia.

Não existe apenas um conceito correto, são definições diferentes e muitas das vezes o conceito de valor é o que vai chegar na frente. É ele quem vai determinar se a sua empresa faz a diferença ou é só mais uma querendo apenas lucro.

Qual o seu valor?

Como disse no tópico anterior, valor é uma característica abstrata que nenhuma moeda ou transação monetária podem ser capazes de pagar. É algo que você gera pra agregar na vida das pessoas, é a sua essência. As empreendedoras que possuem uma causa maior para terem um negócio são as que mais possuem chance de sucesso. Você já pensou sobre qual é a sua maior motivação para empreender? Qual é a essência do seu negócio?

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Como calcular preço de serviços

Agora que você já sabe o poder de impactar outras vidas e negócios, e a forma pela qual você faz isso. Chegou a hora de aprender como estabelecer uma boa forma de cobrança pelo seu serviço. Preparei 2 dicas pra você, confira:

  1. Seu serviço tem um órgão regulamentador? Engenharia, arquitetura e direito são bons exemplos de serviços com uma tabela de preço mínimo por hora para determinados serviços. Os órgãos que regulamentam a profissão já deixam a disposição uma ajuda de como realizar a cobrança;
  2. No caso, de não existir um órgão você precisa estabelecer o valor da sua hora de trabalho e somar com os custos adicionais e lucro. Por exemplo, se você faz gerenciamento de redes sociais, pode cobrar por peça criada e hora de consultoria.

E esse foi o nosso texto sobre como criar valor para seus clientes e saber como cobrar pela prestação de seus serviços. Acredito que respondi muitas dúvidas e que agora você já está apta a emitir propostas comercial que irão gerar resultados para o seu negócio. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.