Olá, amiga empreendedora. Vamos bater mais um papinho sobre redes sociais? Hoje, o texto é pra solucionar uma dúvida quase sempre recebo: “qual a melhor rede social para o meu negócio?”. Antes de tudo, é preciso entender que não é recomendável criar perfis em várias redes sociais e não atualizar.

Também não pega bem ficar replicando o mesmo conteúdo em todas as redes sociais. Por isso separei os 3 principais canais sociais e relacionei com alguns segmentos de mercado. Veja qual o mais similar com o seu negócio e aprenda dicas incríveis para atrair clientes e gerar resultados. Vamos lá!

Instagram

Já percebeu que o engajamento no Instagram é muito maior do que em qualquer rede social? A ferramenta é super fácil de usar e é poderosíssima para mostrar os detalhes visuais dos negócios.

Qualquer tipo de empresa pode usar, mas o que se destacam por lá são: fotografia, produção audiovisual, moda, viagens e gastronomia. Então se você tem um negócio em um desses segmentos não pode ficar de fora dessa rede onde 51% dos usuários acessam diariamente e afirmam usar a plataforma várias vezes por dia.

Facebook

Agora a rede mais babadeira de todas, a rede do bilionário mais jovem do mundo: Mark Zuckerberg. Se o Facebook fosse um país seria o maior do mundo. Atualmente, 22% da população total do planeta usa o Facebook. Isso significa dizer que seu potencial cliente está usando o Facebook nesse exato momento e está se conectando com os seus concorrentes. Mude isso já!

O primeiro passo é usar a rede com o perfil empresarial, a fanpage. Empresas de qualquer segmento devem usar o Facebook,  porque ela te dá muita liberdade em relação ao conteúdo. Imagens funcionam, links funcionam, vídeos funcionam, assim como postagens em texto. O que importa é que você entenda como sua audiência se comporta na rede e explore ao máximo o potencial.

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Youtube

Essa plataforma mudou a maneira como consumimos vídeos, pois ela tornou fácil (a transmissão online é super rápida), grátis, e nos deu uma maneira de expressar nossa opinião instantaneamente (graças aos comentários).

Existem duas formas de ser bem-sucedido no Youtube. Você pode entreter ou ensinar. Então se sua empresa já tem bons temas pra compartilhar, uma pessoa disposta a “botar a cara o sol” e uma “Mayara – filmmaker da Francisca Joias”. Vambooora!

Curiosidade: Você sabia que a primeira plataforma de vídeos online é brasileira? Apesar do Youtube ser a atual deusa mãe dos vídeos, quero compartilhar essa história que me inspira muito.

Em 2004, antes do Youtube nascer o empreendedor Edson Mackeenzy criou a saudosa Videolog, que era uma plataforma para compartilhamento de vídeos online. Infelizmente, a Videolog acabou em 2015, mas foram 10 anos de muito aprendizado e sonhos realizados, confira a história completa aqui: http://tagarela.co/noticias/rip-videolog/

E esse foi o nosso texto sobre como escolher a rede social ideal para o seu negócio. Em resumo, busque sempre estar onde seu cliente estiver. E por falar nisso, quais redes sociais você já usa? Consegue alimentar todas elas? Vamos trocar ideias aqui embaixo nos comentários! Beijos <3