Quando eu comecei a empreender os termos e as práticas do empreendedorismo digital eram coisas tão difíceis de entender. Eu não sabia muito bem o que eles queriam dizer com um negócio escalável, pivotar e inbound marketing. Mas tenho uma novidade boa pra você: a transformação digital chegou e com ela o mindset o que torna as coisas muito mais fáceis.

Por isso hoje, vou te contar o significado dessas 3 curiosidades do mundo dos negócios digitais. Mas antes disso, ative o seu mindset, ou seja, reconfigure sua mente para absorver cada palavra. Vamos analisar juntas como a transformação digital impactou a sociedade? Como isso aconteceu, exatamente?

Muitas pessoas pensam que essa transformação se trata de um esforço de TI, ou que envolve melhorar a experiência do cliente, além de uma infinidade de outras ideias e definições. Mas, a transformação digital não é um conceito para o futuro, é algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção ou então irão fechar as portas.

Em outras palavras, transformação digital é um processo no qual os negócios fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia.

Por exemplo, na Francisca todo o coração da empresa é digital, o site para mostrar e efetivar as vendas, a forma como atraímos e encantamos os clientes também é digital. Não quero dizer com isso, que são robôs que estão fazendo o operacional e tático da empresa,pelo contrário temos seres humanos fantásticos que exploram a tecnologia para fazer a Francisca ser o sucesso que é hoje.

Infelizmente nem  todas as empresas estão investindo nisso.  E pensam que já resolve ter uma fanpage ou um blog corporativo. Pare com esse pensamento agora, o mercado sofreu uma mudança radical, no qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: aprenda 3 conceitos e descubra como usá-los para explorar todos os benéficos dessa era de negócios digitais.

Curiosidade 01: Escalabilidade

No contexto de startups, o termo escalabilidade se refere a um modelo de negócio que possui a característica de poder ser replicado sem demandar recursos na mesma proporção do seu crescimento.

Ou seja, que permite atender um maior número de pessoas ou produzir um alto volume de produtos sem necessariamente alterar a sua estrutura inicial. Para entender melhor pense: como fazer meu negócio crescer sem precisar aumentar a estrutura física e de custos?

Leia Mais

• Talento é chave do sucesso? Não, o nome disso é disciplina

• 5 coisas que você deve fazer pra ser uma empreendedora de sucesso

Curiosidade 02: Pivotar

Pivotar vem do termo “to pivot”, do basquete que significa girar em português. No empreendedorismo pivotar é dar uma guinada no rumo de um negócio que não está tendo o sucesso esperado, com base na própria experiência adquirida com ele.

Para entender melhor, leia o texto que escrevi sobre implementar novas ideias de negócio com a estratégia enxuta, ela vale para novos negócios e para pivotar negócios atuais: Ter ideia é fácil. E a implementação?

Curiosidade 03: Inbound Marketing

Esse é o meu termo queridinho, esse tipo de marketing fez a Francisca Joias ser o que é hoje: ter 20 colaboradores, mais de 650 revendedoras e ser o maior e-commerce de Joias contemporâneas do Brasil.
Iniciei com 50 reais e não foi fácil chegar até aqui. Mas essa estratégia de marketing transformou o meu sonho em uma empresa altamente rentável. Aqui está o conceito da Resultados Digitais, minha parceira de Inbound marketing:

 “Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.”

E esse foi o nosso texto sobre os 3 segredos do empreendedorismo digital que vão fazer o seu negócio crescer. Lembre-se: reestruturar  sua empresa para ter a estratégia central digital leva tempo, exige dedicação e nada tem haver com diminuir a equipe substituindo por máquinas. E aí, curtiu nosso texto de hoje? Me conte o que achou, deixe seu comentário!