O que são métricas? Isso é de comer? Não, genteee. Rs Métricas são os indicadores que medem os resultados do seu negócio. Você pode ter um índice como parâmetro em todas as áreas da sua empresa: turn over para medir rotatividade de funcionários, absenteísmo para medir atrasos e faltas dos colaboradores, taxa de conversão para medir as vendas entre outras. Mas hoje vou falar sobre os números que vão te ajudar a medir a eficiência do seu setor de vendas. Está pronta pra embarcar comigo nessa aventura? Vamos lá!

Ticket Médio

Esse índice aponta a média de dinheiro que cada cliente representa para a empresa. Além disso, ele molda o processo comercial e influencia o modo como seu produto é visto pelo mercado. Assim, para se calcular o tíquete médio basta dividir o montante das vendas pelo número de pedidos realizados. Ou seja, se você vende 10 mil reais para 250 clientes, você tem um ticket médio de 40 reais.

Taxa de conversão

Já esta métrica mostra a quantidade de vendas efetivadas. Ela serve para comparar seu esforço de vendas com o seu resultado efetivo e também para calcular a máquina de fazer dinheiro do seu negócio. Quero dizer com isso que a taxa de conversão aponta a quantidade de pessoas que você deve falar para conseguir x números de vendas. Para fazer o cálculo basta dividir a quantidade de contatos realizados pelo número de vendas fechadas: se você fez 50 contatos e fechou 7 contratações, então a sua taxa de conversão foi de 7,14.

Leia mais

Aceita o desafio de espalhar amor

Rotina da empreendedora

Taxa de follow-up

Ainda usando o exemplo acima, se você tem a taxa de conversão de 7,14 e diminuir de 100% você teve uma taxa de não fechamento de vendas de 92,86 o que você faz com esses 43 clientes que não fecharam a compra ainda? Descarta? Errado! É necessário entrar em contato e saber o motivo de não ter fechado a venda, a chance de efetivação da transação está totalmente perdida? Qual o motivo? Tudo isso deve ser registrado. É isso que a taxa de follow-up faz por você ela briga para aumentar a sua taxa de conversão.

E essas são as métricas que você precisa acompanhar para saber como anda seu setor de vendas. É muito importante controlar os resultados para direcionar os próximos passos do seu negócio. E por falar nisso, como você faz para saber se sua estratégia de vendas funciona? Você já conhecia essas métricas? Conta pra mim nos comentários.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.vip_whatsapp-var