Muitas empreendedoras não conseguem tráfego e vendas online. Algumas delas pensam que basta colocar a lojinha no ar pra mágica acontecer, mas a verdade é que pra vender online você precisa posicionar a sua marca, construir autoridade e atrair tráfego.

Após atingir os 3 marcos de sucesso acima, você precisa fazer o dever de casa chamado relacionamento e remarketing. Amiga empreendedora se você tem um e-commerce mas esqueceu de construir a sua marca, descubra agora como recuperar o tempo perdido e elevar o nível do seu negócio.

Posicionamento de marca

O posicionamento estratégico da sua marca é o fator decisivo para seu negócio se tornar implacável no seu nicho. Posicionar sua marca não é sobre como você se comporta, mas sim sobre como seus clientes percebem você. Por isso de nada adianta afirmar que você tem o melhor serviço se seus clientes sequer consideram seu trabalho como algo relevante em seu nicho.

O plano estratégico perfeito é aquele onde a imagem que você deseja ter perante seu consumidor é passada com tanta clareza a ponto do seu público concordar com você no que diz à respeito de sua marca.

O caso do posicionamento da marca Pepsi é curioso e teve muito sucesso. Toda vez que a gente vai num restaurante e pede uma Coca Cola, mas está em falta no estoque: o garçom, meio tímido, pergunta: só tem Pepsi, pode ser?

A Pepsi entendeu que esse é o comportamento do brasileiro em relação à sua marca, e logo fez uma mudança em seu posicionamento. Ao invés de insistir em tirar o trono da Coca Cola, ela não afirma mais que é a melhor opção. A Pepsi, justamente, se posicionou como sendo a melhor segunda opção do mercado. “Experimenta, pode ser que você ache melhor…”

Foi esse posicionamento bem definido, que a permitiu trabalhar com preços mais baratos e muitas promoções, o que aumentou a suas vendas. E certamente têm sido mais lembrada por seu público-alvo.

Construção de autoridade

Qual promessa você está deixando na mente de seus clientes? Sua missão deve ser cumpri-la fielmente, isso irá gerar testemunhos e avaliações confirmando. Só existe uma forma de adquirir autoridade online: recomendação.

Não existe nada melhor para tornar uma marca autoridade num assunto do que outras pessoas dizendo que ela realmente faz o que promete. Seja por meio de um testemunho ou avaliação de um cliente, ou recomendação e backlink em sites de parceiros.

Os depoimentos assumem um papel comercial que geram confiabilidade e vendas, enquanto ser citado em baklinks melhoram o seu SEO e consequentemente posicionamento no Google.

Meu conselho é que você dedique um espaço no seu site para receber avaliações dos produtos e do seu atendimento, além disso, procure por uma lista de sites que tenham sinergia com o seu e proponha a troca de backlinks. Com essas ferramentas, sua autoridade online irá se consolidar.

Leia mais

• Aceita o desafio de espalhar amor

• Rotina da empreendedora

Atração de tráfego

O nosso papo agora é sobre como atrair tráfego para seu site. Genteee, é impossível  vender online sem uma estratégia clara de atração de consumidores. Você pode usar três ferramentas de marketing que são poderosas nesse assunto: conteúdo, SEO e links patrocinados.

A criação de conteúdo relevante é uma ótima arma para informar, engajar e atrair sua audiência. Você pode fazer posts nas redes sociais, no blog  ou disponibilizar um eBook numa landing page. Independente de como você está fazendo, não esqueça de manter uma frequência, de criar conteúdo novo e original e de encaixar suas criações nas etapas da jornada de compra.

São mais de 200 fatores de rankeamento para se dar bem com SEO, mas nem os principais profissionais de marketing conseguem atender a todos eles. O importante é apostar no bom senso, entregue um conteúdo que cumpra a promessa do título, use as palavras-chave com naturalidade ao longo do texto (no título, no primeiro parágrafo e em um intertítulo).

Além disso não esqueça da meta descrição e do alt text nas imagens. Para saber como seus textos e páginas estão se saindo instale o plugin Yoast, ele funciona como um semáforo e te direciona para manter as boas práticas do SEO On Page.

Não esqueça também de acelerar seus resultados de atração de tráfego com a criação de campanhas patrocinadas no Google e no Facebook.

Relacionamento

Agora que você já atraiu tráfego, você deve estar se perguntando o motivo de receber tantas visitas e não convertê-las em vendas, não é mesmo? Lembra quando falamos lá em cima sobre autoridade e recomendações? Pois bem os visitantes do seu site, estão de olho nisso e não se tornarão seus clientes até se certificarem que você é confiável e que seu produto é bom.

Crie um relacionamento com eles através de e-mail marketing, envolva-os com um conteúdo encantador, crie cases de sucessos com depoimentos de seus clientes e inclua na programação de e-mail. Sempre coloque chamadas para ação no seu e-mail: visite o site, visite a loja, curta a fanpage, acompanhe o Instagram, leia este artigo etc. São diversas opões para manter a interação com sua audiência. Vai fazer total diferença!

Remarketing

Este é o último e um dos mais importantes tópicos de hoje. Você já se perguntou como sempre recebe na tela de seu computador ou celular anúncios relacionados às pesquisas ou visitas em sites que você fez anteriormente? O segredo é o remarketing, campanhas inteligentes e condicionadas aos termos pesquisados e visitas realizadas.

Seu site precisa usar essa estratégia para trazer novamente os seus  visitantes e levá-los a finalizar as compras. Use as condicionantes  visitas recentes e conversões. Para criar esse ti de anúncio use o Google AdWords em na rede de display do Google.

Esse foi o nosso texto sobre como construir a sua marca para gerar resultados nas vendas online. Hoje você aprendeu  3 marcos de sucesso que são indispensáveis para sua marca fazer sucesso na internet: posicionar a sua marca, construir autoridade e atrair tráfego.

Além disso, descobriu as duas ferramentas do marketing que são poderosas em aumentar a taxa de conversão do seu site. Amiga, são muitas estratégias e o trabalho é constante e duro, mas quando feito com disciplina e usando adequadamente as técnicas é possível ter o sucesso que sempre sonhou. Vamos juntas? Deixe seu comentário, com dúvidas, experiências e sugestões que irei responder a todos!