Hoje, amiga empreendedora, eu vou falar de uma técnica incrível que vai te ajudar a criar metas para o seu negócio em 2017. A SMART é uma ferramenta que vai te ajudar a atingir os seus objetivos no próximo ano. E agora vou te explicar como funciona essa técnica e como você pode usar no seu negócio. Vamos começar?

Em inglês, a sigla SMART significa Specific (Específica), Mensurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Importante) e Time-Base (Temporal). Na prática, cada uma complementa a outra. A específica representa uma meta mais detalhada. Exemplo: se você for uma revendedora da Francisca Joias, pode criar a meta de vender no mínimo 10 peças por semana no primeiro semestre.

Já o mensurável é o indicador que você vai verificar a sua evolução. Voltando ao exemplo da revendedora, sua ferramenta pode ser a coluna de lucro que você tiver na planilha. E sim, se você ainda não tem uma planilha pra fazer essa gestão do seu negócio, faça o quanto antes para ter essas informações mais organizadas.

O atingível é a parte das metas ousadas, mas criadas dentro da realidade que você vive. Você é revendedora para complementar sua renda, mas ainda está no mercado de trabalho. Não tem como você criar uma meta absurda de vendas se você tem pouco tempo e dinheiro disponíveis para investir em divulgação do seu negócio.

O importante é como a meta precisa ser relevante para o objetivo coletivo. Se trabalha sozinha, esse item pode não ter muita importância pra você. Mas lembre-se: comece a formular melhorias nessa parte pois um dia você terá mais pessoas trabalhando para você à medida que o seu empreendimento vá crescendo.

Leia Mais

Como dividir seu tempo na internet com o seu dia a dia

Como causar uma boa impressão na internet

Já última, mas não menos importante, é a temporal. Esse item mostra que toda meta deve ter um tempo para ser atingida. Você deve criar um prazo pra ter uma noção da evolução do seu objetivo. Quanto mais claro for esse item, melhor será o seu aproveitamento.

E hoje, amiga empreendedora, falamos sobre como a técnica SMART pode te ajudar a criar metas para 2017. Mas, além elaborar esses objetivos, se dedique realmente para que essas ideias saiam do papel. Só você pode fazer com que sua empresa tenha sucesso ou não. É o seu sonho, faça-o virar realidade. E não esqueça de me contar nos comentários: o que você achou da técnica SMART? Como ela se encaixa no seu negócio?

vip_whatsapp-var