O número de empresas que fecham nos primeiros anos tem caído no Brasil. Mas, boa parte das microempresas ainda não consegue superar os primeiros anos de vida. Entre os motivos, estão a falta de planejamento e de experiência, pouco capital para investir e má gestão.

É preciso ter em mãos pelo menos o montante suficiente para manter as despesas gerais da empresa por um ano. Os primeiros meses são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa, o que pode não ser o suficiente para pagar custos essenciais da empresa.

Confira outros 3 pontos que merecem a atenção dos novos empreendedores:

Experiência

Uma boa dica é procurar um sócio, funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão. Franquias e revendas tendem ao sucesso com mais facilidade, pois o planejamento estratégico e estudo de mercado foi feito pelo Franqueador ou Empresa detentora dos produtos a serem revendidos.

Veja aqui como fazer sucesso no seu primeiro negócio, revendendo Francisca Jóias!

Diferencial

Para se destacar em um mercado com tantos concorrentes é preciso levar em conta a importância de ter um diferencial e gerar valor para o cliente. Responder a perguntas do tipo: “Como mostrar que a minha empresa existe? Por que o cliente me daria a preferência? Qual é o meu diferencial?” ajudam a identificar e implementar novas estratégias.

Separe as finanças

Estipule um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários. Evitar retirar dinheiro fora das datas pré-fixadas para o pagamento e manter bem estruturado o controle financeiro da empresa também são tarefas importantes.

Além disso, tente controlar a ansiedade. Concentre-se em direcionar corretamente seus esforços, na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e incentivos para inovar.


Confira o melhor site de semijoias do Brasil: www.franciscajoias.com.br

Nos siga nas redes sociais: Snapchat | Facebook | Instagram