Se você acompanha os textos do meu blog já deve ter percebido que estou destacando bastante a importância da fidelização do cliente, né? E hoje eu, Sabrina Nunes, vou te ajudar a fidelizar os clientes da sua lojinha física com 5 dicas infalíveis.  A dica 4 quase todo mundo faz, mas será que está fazendo direito? Vamos começar!

1. Tenha brilho no olho

Entenda e ame seu produto. Isso faz toda diferença, pois o cliente sente o quanto você confia no produto que vende. Certifique-se de que todos os seus vendedores compartilham do mesmo sentimento e habilidade. Faça treinamentos e reciclagens periodicamente isso irá ajudar você na missão de encantar seus colaboradores e deixá-los totalmente capazes de realizar vendas perfeitas. Brilho no olho e paixão são contagiantes, além de fazer o seu cliente vai voltar.

2. Seja verdadeira

Essa dica é importantíssima: não se conquista cliente mentindo. Então se o produto não ficar bom em seu cliente fale a verdade e ajude a encontrar um que se encaixe melhor. Escolha as palavras certas para dizer isso, nem todo mundo aceita críticas com facilidade. Olhe no olho e mostre que você se importa com a escolha dele. Afinal ser confiável é uma ótima forma de garantir vendas e fazer com que seu cliente volte.

3.  Saiba usar o tom da sua voz

Não seja exagerada, mas também não seja comedida demais, busque um equilíbrio. O mais importante nisso tudo é agir de acordo com o perfil do seu cliente. Antes de sair falando e assustar o seu cliente, escute-o, observe-o e dance conforme a música que ele tocar. Ele vai se identificar com a sua forma de se comunicar e vai preferir voltar.

Leia mais

Aceita o desafio de espalhar amor

Rotina da empreendedora

4. Cartãozinho fidelidade

A maioria das empreendedoras de loja física fazem um cartãozinho de fidelidade e estão certíssimas. Mas hoje vou te ensinar como aprimorar esse conceito. Tente colocar em cada visita uma chamada pra ação e uma recompensa. Por exemplo, se você tem uma loja que vende roupas femininas, quando sua cliente fizer a primeira compra entregue a ela um cartão com 12 passos, considerando que ela pode voltar uma vez a cada mês durante um ano.

No primeiro mês, ela deve curtir sua fanpage e quando voltar na próxima visita ela irá ganhar um brinde ou desconto.  Já no segundo mês, você pode pedir pra ela fazer check-in na sua fanpage, no terceiro fazer uma avaliação, no quarto compartilhar uma publicação sua, no quinto postar uma selfie na sua loja e assim por diante.

Ah! Não se esqueça das recompensas Você pode fazer várias chamadas pra ação e usar o resultado online para gerar fidelização. Já existem sistemas online para fazer a gestão desse tipo de campanha. Prometo que vou escrever mais sobre esse assunto num próximo post. Continue acompanhando meu blog.

5. Relacionamento online

E pra fechar as dicas infalíveis, aposte no relacionamento online. Para isso faça campanhas de e-mail marketing pra mostrar os lançamentos, crie grupos no WhatsApp e envie ofertas exclusivas, em datas comemorativas envie uma mensagem mostrando que lembrou dele. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença e que irão fazer seu cliente preferir continuar comprando com você.

E essas foram as 5 dicas para manter seu cliente fidelizado. Genteee, o segredo é tratar seu cliente como você gosta de ser tratado: de forma especial, individualizada e com carinho. E por falar nisso, você já fazia mesmo o cartãozinho de fidelidade? Já havia pensando em inovar esse conceito? Tem alguma outra dica que não coloquei aqui e que você usa e faz muito sucesso na sua loja? Conta pra mim nos comentários.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var