Chega um momento que crescemos e não vai dar mais pra ficar sozinha, vamos precisar ter um bom time, fazer uma boa contratação e aproveitar ao máximo. Ao iniciarmos um processo seletivo, que busca um profissional para difundir nossos valores, e aplicar corretamente aquilo que pensamos, precisamos fazer várias observações.

Nesse momento, precisamos de uma ajuda profissional, mas precisamos também participar ativamente da contratação, para vermos de perto algumas qualidades.

Por isso, hoje, vou te falar as qualidades mais importantes, na minha visão, para termos nas pessoas do nosso time.

1  Iniciativa e liderança

Durante o processo seletivo, podemos observar alguns critérios importantes, relacionados aos nossos valores e com afinidades de personalidade.

Promover dinâmicas, conversas em grupo e atividades lúdicas, de curta duração, nos deixa observar aqueles que se antecipam, propõem, que não precisam de ordem para fazer.

Esses, geralmente, têm mais habilidade em liderar, motivar e convencer outras pessoas a seguir um caminho, a sua proatividade é um exemplo.

Essa demonstração me atrai, já que os líderes estão sempre motivados.

2  Educação e respeito

Todos devem ser avaliados desde o primeiro momento, portanto, cumprimentar os demais, ser cordial, ter atenção com o próximo, são características que antecedem ao momento da entrevista.

Lógico que são observados durante as atividades, mas o cartão de visitas da pessoa é mais interessante quando ele acha que não tá sendo observado.

Saber ouvir, aceitar a diversidade, considerar as opções alheias, são um comportamento de alguém diferenciado, isso é importante!

Leia mais

• Dicas de como melhorar o engajamento da sua equipe

• Você é um líder ou um gestor?

3  Experiência anterior em função semelhante

Infelizmente, não podemos contratar para ensinar coisas específicas e que devem ser executadas por profissionais específicos. Então, é sempre bom ter desafios durante a seleção, para saber se os candidatos já passaram por situação semelhantes, conhecem processos, sistema e padrões.

É preciso ter a formação básica necessária para exercer sua função e nos motivar na contratação.

4  Ter visão empreendedora

Nossos colaboradores precisam ser empreendedores, precisam vender, gerir e promover nossa marca, com dedicação e qualidade.

Eles precisam entender que trabalhamos para as pessoas, a importância do cliente e a importância do atendimento para a manutenção da empresa no mercado.

Precisam querer fazer sempre o melhor, superando a necessidade do cliente e nos representando como frente do negócio.

5  Eu faço a contratação

Aqui na Francisca, faço questão de participar dos processos seletivos e considero essa observação superimportante. Preciso ver as pessoas antes, conhecer sua índole e olhar nos olhos dela, saber se ela está preparada para difundir a Cultura Organizacional da Francisca Joias.

Por isso, eu dou o sinal verde para a contratação, é claro que cada uma de nós acha algo mais importante, mas essas, pra mim, são essenciais para aquilo que eu busco. E você, já contratou? Está em fase de expansão e vai precisar contratar? O que considera importante nas pessoas?

Reflita e peça ajuda profissional no seu processo, contratação é coisa séria e custa dinheiro, precisa ser feita corretamente. Alocar pessoas certas nos lugares certos.

Me sigam no Facebook e vejam mais dicas lá, vamos compartilhar o conhecimento e termos muito sucesso!