A resposta é direta e simples: sim! Com certeza os benefícios para os funcionários elevam a qualidade da mão de obra e deixar todos mais motivados. A cada dia que passa, ter estratégias para a gestão de pessoas é fundamental para a manutenção no mercado e o bom andamento dos processos.

Cada cenário nos oferece uma oportunidade de melhorar as condições de trabalho e conquistar os colaboradores por incentivos que são aditivos ao salário, fazendo a composição salarial. Mas vou explicar melhor abaixo:

1 A importância dos benefícios para os funcionários

Benefícios, como plano de saúde, vale alimentação, vale cultura, geram muita satisfação aos funcionários e transmitem a sensação de estabilidade e segurança. Isso ajuda no engajamento (confira um texto incrível que fiz sobre isso aqui) e transforma a equipe em pessoas motivadas a receber o que a empresa oferece e contribuir cada vez mais com a sua mão de obra.

Ter o funcionário comprometido é o segredo para o sucesso da empresa e são várias ações que podemos praticar, que vão além desses benefícios tradicionais. Oferecer folgas, horários flexíveis, bom ambiente e capacitação constante, são benefícios que trazem a equipe para o seu lado.

Leia mais

• Gestão horizontal ou vertical: qual a melhor para o seu negócio?

• Incentivar ou motivar, o que fazer?

2 Benefícios para os funcionários como vantagem competitiva

Isso mesmo, podemos ter vantagens no mercado de várias formas. Ações de endomarketing são muito efetivas para aumentar o índice de satisfação dos trabalhadores. A maioria das multinacionais enxergam a cesta de benefícios como uma ferramenta eficiente e eficaz na busca por talentos e na manutenção também.

Um exemplo real disso é o Jorge Paulo Lemann que adota a distribuição de cotas e oferta de sociedade para que os colaboradores sejam mais fiéis à sua marca. Aí enxergamos claramente como se utilizar desses artifícios como vantagem competitiva, uma forma de reter ótimos talentos no nosso campo de visão.

3 Como oferecer bons benefícios para os funcionários?

Isso é muito particular.  Cabe à empresa observar e aplicar sua cultura ao que tem de melhor e mais eficaz no tratamento com as pessoas. É muito importante compreender os funcionários, saber das suas expectativas, criando um ponto de equilíbrio entre o desejável e o possível. Esse tipo de motivação melhora o desempenho e reflete muito positivamente nos resultados que esperamos.

Agora é com você, veja o que as grandes empresas praticam e busque adaptar à sua realidade, não dê o passo maior que a perna, alinhe isso com o seu time e sinta o que eles pensam. Se você já conseguiu ter bons resultados assim, compartilhe sua história comigo e me sigam no Instagram também, sucesso!