Já falamos sobre a importância desse assunto há pouco tempo, mas como conhecer pessoas e estreitar relacionamentos, networking em eventos, você sabe fazer? Eventos são excelentes oportunidades para se praticar o networking, com todas aquelas pessoas ali, vai ser preciso ter uma boa estratégia para chegar em quem você pretende.

Essas dicas que vou te dar hoje, para que você possa fazer networking em eventos de uma maneira mais assertiva.

1 Saiba antes quem você quer conhecer

A sua estratégia começa aí, veja exatamente quem vai participar e se entre os convidados seu alvo estará. Sabendo quem encontrar e tendo a certeza que a pessoa vai estar presente, não vai te deixar perdido e vai te dar a iniciativa de procurá-las.

Faça uma lista com pelo menos 4 pessoas, já que imprevistos acontecem e se tiver só um na lista, pode dar o pulo errado e te frustrar.

2  Esteja preparado

Esteja sempre pronto para se apresentar, dizer quem você é, de onde veio, o que está buscando, demonstre conhecimento. Tenha seu cartão de visitas, se possível tenha amostras do que faz e dê o espaço necessário para que a pessoa se apresente também.

Não faça pressão na conversa inicial e saiba perceber o momento certo para falar sobre parcerias e como vocês trabalhar juntos.

Esteja preparado para circular por todo o evento, não é hora de ficar no celular, nem conversando com as mesmas pessoas, movimente-se!

Leia mais

• Reuniões produtivas: como fazer

• Como usar a informação a nosso favor

3  Controle o tempo

Networking em eventos todos querem fazer, e essa é a hora de ser mais esperta que os outros, não prenda seu alvo, dê o seu recado, troque informações e não perca tempo, nem faça isso com ele. Mas conversar com quem eu queria é perder tempo?

Às vezes sim, ele também tem interesse de conhecer outras pessoas e o tempo pode nos tornar inconvenientes logo no primeiro encontro.

4  Pós-venda do networking em eventos

Bom, afinal de contas você foi vender seu peixe e precisa de organização para conseguir concretizar o contato, por isso chamo de pós-venda. É hora de começar a estreitar o relacionamento, você pode começar pelo LinkedIn ou um e-mail de lembranças sobre a conversa e pontue, indiretamente, seus interesses.

Depois é ir acompanhando pelas redes sociais e buscar a manutenção do relacionamento. Não se esqueça de nenhum detalhe, fazer networking em eventos é crescer e se mostrar para as pessoas, estude seu negócio e faça bonito.

Coloque em prática e depois venha nos contar, quem você tem vontade de conhecer e pode ter a oportunidade? Já pensou em perder essa chance e se mostrar despreparada?

Vá em frente e sucesso!