Saber passar uma informação de forma clara faz toda a diferença no ambiente corporativo. Tanto para evitar problemas no atendimento quanto para passar conhecimento para a equipe. No texto de hoje, vou te mostrar a importância da didática no ambiente de negócios. Além disso, vou te dar uma dica incrível para te ajudar a organizar as ideias na hora de palestrar ou ensinar algo aos seus colaboradores. Vamos começar?

A importância da didática

Amiga empreendedora, na hora de transmitir conhecimento para sua equipe é necessário identificar as individualidades no aprendizado que cada um possui. Isso é importante para aplicar uma didática que gere produtividade.

Quero dizer com isso que algumas pessoas no seu time podem possuir melhor entendimento ao visualizarem as informações, outros ao ouvirem e ainda devem existir os que aprendem mais quando ouvem e visualizam ao mesmo tempo a informação.

Por isso, é tão importante adotar uma metodologia para passar o conhecimento, eu gosto sempre de citar exemplos práticos e de analisar infográficos. Elementos visuais tendem a explicar muito bem quando acompanhados de uma sequencia lógica dos fatos. Todas possuímos a capacidade de instruir e ensinar, seja na teoria, prática ou influências da vida. Qual é a sua forma favorita?

Como elaborar um Pitch

Você já ouviu falar em Pitch? Essa é uma metodologia de discurso usada por empreendedores digitais para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. Aqui está um checklist de como elaborar um Pitch, ele serve pra te ajudar a transmitir qualquer tipo de ideia. Inclusive, se você estiver gravando vídeos é ótimo para usar na elaboração de roteiros ou se já começou a escrever para blog use como esboço.

  1. Objetivo: Esse é o momento inicial da sua apresentação, descreva o que o seu espectador irá aprender;
  2. Contexto e introdução: Introduza com uma leve descrição cada objetivo que será apresentado.
  3. Informações gráficas: Se possível mostre informações visuais, os gráficos são sempre uma mão na roda;
  4. Desenvolvimento da ideia em 3 tópicos: Descreva 3 passos para o espectador alcançar aquele objetivo ou aprendizado.
  5. Conclusão e Agradecimento: conclua as informações, cite exemplos, abra um espaço para perguntas e finalize.

Leia mais

• Reuniões produtivas: como fazer

• Como usar a informação a nosso favor

Exemplo prático de um Pitch

Aqui está um pitch que fiz para a equipe de atendimento da Francisca ensinando a importância de conduzir o fechamento de vendas:

Objetivo: “Oi meninas, hoje vamos aprender como o fechamento da venda é crucial para aumentar os resultados.

Contexto e Introdução: “Já percebeu que muitas clientes entram no showroom, olham diversas peças e que podem se perder no meio de tantas opções?”

Informações gráficas: São mais de x coleções no momento, com y produtos expostos.

Desenvolvimento da ideia em 3 tópicos: Pois bem, vamos aprender 3 passos para levar a cliente para momento da verdade e fechar as vendas. 1 – Convide-a para sentar, 2- entenda a necessidade de reposição das peças, 3- oferte as peças-chave.

Conclusão: A condução da venda ficou o tempo inteiro com você,chegou o momento de perguntar a quantidade escolhida e forma de pagamento. Lembre-se de ser cordial e de deixar a cliente a vontade para ver as peças que desejar, só não perca o controle da negociação. Você ficaram com dúvida em algo?

Esse foi o nosso texto sobre como  passar conhecimento de forma didática. Espero que te ajude, muito a organizar sua ideias e seus treinamentos. Com certeza você vai notar um aumento incrível na produtividade e aprendizado do seu time. Quer mais dicas como esta? Corre nas minhas redes sociais, sempre posto temas que você vai amar: me siga no Instagram e curta minha Fanpage no Facebook.