Hoje o meu texto vai pra você, que tem um restaurante ou algum negócio envolvendo comida e tem dificuldades de gerenciar o seu estoque. Vou te dar 3 dicas infalíveis que vão te ajudar a ter um controle do seu estoque de forma eficiente. Confira abaixo:

Controle a entrada e saída de forma rigorosa

Em alguns bares isso é muito comum: o cliente pede uma dose maior para o bartender e o funcionário dá “um chorinho” (dose extra). Ou você vende brownies e as bordas você divide com a sua família. Nos dois exemplos, você pode achar bobagem, mas deve ter um controle rigoroso do que é produzido. No caso dos brownies, você pode fazer outra sobremesa e ter mais uma fonte de lucro entre os seus clientes. Não subestime os pequenos gastos, pois no final eles fazem toda a diferença.

Diversifique os fornecedores

Muitas vezes, por conveniência, empreendedores compram todos os produtos em um mesmo fornecedor. E essa atitude que parece ser ótima pro seu negócio pode estar te fazendo perder dinheiro. Dedique um tempo para fazer essa colheita. Vários fornecedores podem ajudar a cortar de forma significativa. Mas atenção: não priorize o preço na hora de escolher um novo fornecedor. Analise se ele é confiável e os trabalhos que já produziu.

Leia mais

Ruptura de estoque: Saiba como evitar

Aprenda a criar uma planilha de gastos e despesas!

 

A regra 20/80 é importante

Essa regra é muito usada em vários métodos e nesse caso a importância continuam a mesma. Essa regra afirma que 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% da sua lucratividade. Foque na gestão de produtos mais lucrativos. Caso ainda não saiba quais são, faça uma planilha e anote suas vendas em um período. Veja quais os produtos mais vendidos. Isso vai te ajudar a direcionar seus esforços de forma eficiente.

Essas foram 3 dicas infalíveis pra você gerenciar o seu estoque no seu negócio alimentício. Além de ter um controle dos materiais, da validade e a maneira que é conservado, essas dicas que eu dei vão te ajudar a ter um ótimo resultado. E se você gostou, diga nos comentários o que achou?

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

 

vip_whatsapp-var