Chega um momento em que o sonho vira realidade e quando você assusta, já está começando a empreender, e aí várias dúvidas vão surgindo. Esse é um sonho mais comum entre os brasileiros e as pessoas estão cada vez mais buscando no empreendedorismo uma forma de se sustentar e trabalhar.

Mas quem não comete erros? Nessa hora dos erros que você precisa de um mentor (clique na palavra), já que segundo pesquisas, 25% das empresas fecham as portas com menos de 2 anos de funcionamento.

Hoje eu vou compartilhar com vocês 5 dicas para evitar erros básicos, quando estamos começando a empreender.

1 Falta de planejamento

Essa é, de fato, a pior parte do plano. Se você não tem um planejamento, provavelmente vai entrar para as estatísticas que citei acima. Sabe porque, na maioria das vezes, falta planejamento? A empolgação de criar algo novo, deixa as pessoas cega e desatentas para fatores importantes, cuidado!

Eu já dei várias dicas aqui sobre como proceder para ter seu planejamento e bombar nos negócios, clique aqui e leia, para que possa ver a importância.

Não deixe a euforia e a emoção te dominarem, coloque os pés no chão e vá em frente, tenha um plano de negócios.

2 Falta de capacitação

Boa parte dos empreendedores acredita que basta ter a ideia, o dinheiro e a vontade que as coisas vão acontecer, essa pessoa está enganada, com certeza! Todas nós precisamos aplicar as técnicas de gestão corretamente, precisamos saber avaliar e pensar estrategicamente em prol da nossa empresa.

A chave para isso é se capacitar sempre, para que você possa se tornar uma excelente gestora, mesmo que vá setorizando sua empresa, a gestão será sua.

Estudar muito o mercado, seu produto, tudo que envolve a sua vida desse ponto pra frente é essencial.

Leia mais

• Conheça os melhores indicadores de produtividades

• 5 tipos de comportamento que geram resultado

3 Confundir os patrimônios

Esse é básico dos básicos, entender que se é da empresa, não é seu, e se é seu não é da empresa, cada um no seu quadrado, assim fica show. Tenha sua retirada mensal, não fique injetando seu próprio dinheiro nos momentos de dificuldade, sem entender porque está fazendo isso, você não é o banco da sua empresa.

4 Desorganização financeira

Isso envolve um pouco o tópico anterior, mas tem outros detalhes que precisamos nos atentar, para evitar surpresas desagradáveis. Muitos deixam de fazer os controles necessários e acabam se afundando no escuro, sem saber o que fazer, já que as informações mais importantes da empresa estão bagunçadas.

Tenha suas planilhas, aprenda a mexer, crie fluxos e metodologias para controlar e saber tudo sobre as finanças.

5 Negociação com fornecedores

Ter prazos para fazer um bom fluxo de caixa é ótimo, e para isso, você vai precisar negociar exaustivamente com seus fornecedores, principalmente no início. Não é só negociar preços, mas também prazo de entrega de produtos, pense que se você vendeu, vai precisar entregar e precisa de um controle muito bem feito disso.

6 Estou começando a empreender

Você que está começando, pegue essas 5 dicas básicas e alinhe com a sua proposta. É claro que para empreender não precisamos só disso, isso é apenas um diferencial que você pode ter sobre a concorrência no momento em muitas pessoas estão montando um negócio.

Comece de verdade, com vontade, não faça as coisas sem atenção, tenha convicção de você pode fazer acontecer.

Me sigam no Insta, Face e vejam tudo de bom que coloco para vocês lá, sucesso!