Olá, tudo joia? Esse texto de hoje vai pra você que é empreendedora de primeira viagem. Eu já estive no lugar de vocês, há muito tempo. Estava querendo realizar meu sonho e passei por muitos desafios pra estar onde estou hoje com a Francisca Joias. E essa minha jornada me ensinou algumas coisas e vou compartilhar com vocês. Pronta?

1 Se comunique

Saber se comunicar é muito importante, principalmente no começo. Você vai falar com pessoas que nunca viu e oferecer o seu produto. Se você for tímida ou tem alguma dificuldade em interagir, procure melhorar esses pontos. Eles serão muito importantes pro sucesso do seu negócio.

2 Estudar sempre

Com o tempo, o foco dos seus estudos podem variar, mas o importante é que sempre você terá que aprender alguma coisa. E o melhor de tudo: você vai ficar motivada, pois esse aprendizado será colocado em prática no seu negócio. Vai ser curso, palestra, livro, artigo da internet rs. Vale tudo nessa hora, gente.

3 Planejamento é a chave

Quando você se organiza e cria metas pro seu negócio, suas ações ficam mais direcionadas. O segredo pra eu ter conseguido alcançar algumas das minhas metas foi me preparar e planejar o que eu queria. Algumas tive que mudar, mas mesmo assim continuei me planejando.

Leia mais

Veja três tendências pra você usar o Facebook a favor do seu negócio

Dica MARA! Você precisa ler “Girl Boss”, livro sobre a empreendedora Sophia Amoruso

4 Gerenciamento é tudo de bom

É no tempo, nas finanças da empresa e sua (são coisas diferentes, não confunda rs) entre outras atividades. Como você vai lidar sozinha com tudo isso, invista em encontrar a melhor forma de você ter um controle do seu negócio nos mínimos detalhes.

5 Persista

Acredite, essa é uma das dicas mais simples e que atrapalha muita gente. Não existe fórmula de bolo pra empreendedorismo.  O que deu certo pra mim como e-commerce, pode não dar certo pro seu negócio físico. E na sua jornada, você terá acertos e erros. Não desista na primeira queda, nem na segunda ou terceira rs. Saiba lutar por suas ideias ou elaborar melhorias pro seu negócio.  E teste sempre. Às vezes, você fica tão focada em uma meta que esquece de colocar em prática certas atitudes.  Faça, veja o que deu certo ou errado e siga em frente com o aprendizado dessa experiência.

E essas foram algumas das dicas que eu aprendi como empreendedora e quero compartilhar com você quando começar o seu negócio. Não é sempre fácil, é cansativo e exaustivo às vezes, mas aí depois de todo esse esforço, o seu sonho vira um sucesso e a sensação de motivação aumenta. Acredite, vale a pena. E dessas dicas que eu dei, qual a que você mais gostou? Fala pra mim nos comentários.

vip_whatsapp-var