Eu acredito muito em estratégias bem planejadas e estruturadas para poder e conseguir destaque, e a estratégia financeira é essencial. O caixa é o coração da empresa, é de lá que vamos conseguir fazer todas as projeções necessárias, além de tirar nosso sustento.

Para isso, ter um bom planejamento, alinhado com os nossos objetivos, é o caminho a seguir para alcançar as metas. Aí você pergunta: Sabrina, como criar essa estratégia financeira?

Cada empresa tem uma realidade, mas vou te dar algumas dicas que você pode implementar no seu negócio e se dar muito bem.

1 Conheça de contabilidade

A primeira e valiosa dica é conhecer o básico de contabilidade, já que vamos precisar para analisar dados e relatórios. Mais importante que conhecer é ter uma assessoria contábil bem estruturada e com ótimo suporte, para suprir suas necessidades.

Você vai precisar da contabilidade para te ajudar a construir a sua DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício). A DRE é um documento contábil que apresenta os resultados operacionais e não operacionais da empresa, e te dá informações valiosas para o planejamento.

Por isso, conhecer um pouco da contabilidade vai te dar vantagem para analisar e tomar as melhores decisões.

2 Analise seu patrimônio

Após analisar a DRE, vai precisar verificar o balança patrimonial também. É por essa análise que você vai poder estudar as possibilidades de investimento e aplicação.

Não hesite, em momento algum, em buscar ajuda especializada, afinal de contas, a saúde financeira da sua empresa está em jogo.

O balanço patrimonial retrata a situação financeira atual, te ajuda a estudar sua liquidez (Capacidade de quitar as dívidas com terceiros).

Leia mais

• Pratique elisão fiscal, pague menos impostos

• Controle financeiro: estou fazendo certo?

3 Projete sua estratégia financeira

Com esses dois relatórios analisados, está na hora de planejar, de criar a sua estratégia financeira. Você precisa projetar uma DRE e um balanço patrimonial, saber como quer estar de agora até o tempo que você determinar.

Aí já pega a sua veia e vivência de empreendedor e a sua ambição de crescimento. Com essa construção, vai ser possível criar uma excelente estratégia financeira.

4 Entenda a sua necessidade

Com essa projeção feita, você vai ser capaz de calcular o capital necessário para crescer e esse estruturar. E a chave para o crescimento está aí, saber onde e como pisar, ter uma visão antecipada dos fatos. Com o capital estimado, é a hora de buscar orçamentos e parceiros, precisa descobrir as alternativas necessárias para levantar a grana.

Se você tem como investir, é uma boa possibilidade, senão vai ser necessário ir em bancos, conhecer as taxas ou ir atrás de sócios anjos investidores. Veja o seu perfil, se cabe sociedade no seu negócio, tenha estratégia bem definida e saia para concretizar seu sonho.

Espero que tenha curtido as dicas e que possa ter coragem e sabedoria para tomar as decisões certas, na hora certa. Me sigam no Facebook e vejam as super dicas que também dou por lá, vamos juntas e sucesso!