Você em algum momento já deve ter ouvido falar em política de troca. Mesmo que antes você tenha tido contato com isso como consumidora, agora tem que pensar como empreendedora. Seja na loja virtual ou física, esse termo é muito importante (ainda mais no e-commerce). Confira agora como criar uma política de troca eficiente:

Seja objetiva

Após pensar bem em como será essa política de troca, crie um documento bem objetivo. Mostre prazos, situações e tudo o que você possa precisar pra mostrar pro seu cliente. No caso do e-commerce, o cliente pode devolver o produto se não gostar. Deixe isso bem claro pra ele.

Leia mais

Faça uma apresentação impecável

Saiba como melhorar a experiência do cliente na compra e fidelizá-lo

Estude

Muitas informações sobre o direito do consumidor serão importantes pra você. Separe um tempo e estude isso. Você pode encontrar na internet ou comprar por um preço bem baratinho. O que você não pode deixar de fazer é conhecer os seus direitos e os do seu cliente.

Aponte o caminho

Existe um processo pra realizar a troca. No documento, explique todo o caminho que o cliente deve fazer. Exemplo: na Francisca Joias, quando tem algum problema ou insatisfação com o produto, o consumidor deve mandar um e-mail para [email protected] relatando o problema. Somente esse setor pode fazer isso. E na nossa política de trocas está bem clara essa informação.

Essas foram algumas dicas de como você pode criar uma política de trocas eficiente pro seu negócio, independente se é online ou físico. Se claro e objetivo com o seu cliente. Isso faz a diferença entre um cliente insatisfeito e um que comprará de novo com você.

Você, que já tem um negócio formal ou pensa em formalizar, sabe os benefícios de ser MEI? Nesse material exclusivo que eu fiz, você pode aprender desde como se formalizar até como ser uma empreendedora de sucesso. Baixe aqui.

vip_whatsapp-var