Da mesma forma que o cliente é importante para o seu negócio, o colaborador também pode fazer a diferença no sucesso da sua empresa.

Antes de tudo, você deve perceber que a forma como você lida com o colaborador afeta diretamente na produtividade e rendimento dele. O ambiente ao redor do funcionário estimula e muito sua vontade de dar o seu melhor em sua respectiva atividade.

Se for um ambiente com muita cobrança e metas fora da realidade, a tendência é que o colaborador fique desestimulado e perca a motivação. Mas, o inverso também pode ser negativo, pois um ambiente sem objetivos nem responsabilidades pode não dar a motivação necessária.

Tanto o ambiente que você cria quanto a sua liderança fazem com que o colaborador se torne parte do seu sonho. Além disso, existem alguns pontos que fazem toda a diferença na hora de motivar o seu colaborador. Entre eles:

Intraempreendedorismo

Essa é uma palavra que está se destacando em várias organizações. E não é pra menos, afinal, é uma forma incrível de motivar os colaboradores a serem mais produtivos e inovadores.

Intraempreendedorismo é o perfil de certos colaboradores que buscam, criam e implementam ideias, enxergando oportunidades e analisando cenários.

Existem alguns passos para você estimular o intraempreendedorismo dos seus colaboradores, como:

–  Aplicar uma pesquisa de clima na sua empresa, perguntando o quanto eles se sentem donos do seu papel na empresa. Inclusive, esteja aberta a ouvir se precisa dar mais autonomia para eles.

– Identifique pessoas com o perfil chave para disseminar essa cultura de intraempreendedorismo. Você consegue perceber que essas pessoas têm uma influência diante de outros colaboradores de forma positiva.

– Crie um canal aberto para toda a equipe. Algumas empresas usam intranet, outras WhatsApp. Mas, o importante é encontrar um meio em comum que a comunicação possa ser feita.

–  Aplique o PDCA na sua empresa. Aqui na Francisca Joias usamos essa ferramenta entre os nossos colaboradores e dá muito resultado. Isso acontece porque você consegue identificar os pontos a serem melhorados e ver todo o processo. Inclusive aqui tem um post do blog que eu fiz explicando melhor sobre essa ferramenta.

Leia mais

Descubra seu estilo de liderança

Você é um líder ou um gestor?

Plano de Carreira

Algumas empresas possuem plano de carreira para os seus funcionários. Isso quer dizer que se esse colaborador quer crescer em determinado setor, terá o acompanhamento e apoio da empresa para desenvolver as competências necessárias para chegar nesse objetivo.

Em companhias nas quais o plano de carreira não faz parte do planejamento estratégico, o colaborador pode se sentir estagnado e desanimado com a empresa. Caso tenha um RH ou um setor administrativo e queira investir nesse tipo de estratégia, se planeje e se organize para colocar em prática.

Ah, e não se esqueça do salário. Uma vez que o cargo mudar, você deve estruturar a sua área financeira para ter um suporte nesse aumento de salário. Assim o colaborador se sente valorizado, tanto de maneira técnica quanto de maneira financeira.

Programas de incentivo

Essa é outra atitude que faz toda a diferença para o seu colaborador. Os programas de incentivo são ações que motivam o seu funcionário através de várias medidas, como: engajamento, reconhecimento e recompensa.

Algumas empresas fazem isso voltado para vendas, quando os funcionários batem metas. Outras empresas dão até participação nos lucros quando ultrapassam as metas. Isso é importante para trazer essa paixão em dar o seu melhor e, consequentemente, aumentar a produtividade desse colaborador.

Mas, atenção antes de colocar esse programa de incentivo em prática. Você deve analisar e estudar a melhor forma de fazer isso sem prejudicar o seu caixa.

Independente da maneira que você faça, tenha em mente que o mais importante é estimular o seu funcionário. Isso significa mostrar para o colaborador que ele é essencial para o sucesso da sua empresa, uma vez que a boa performance dele reflete na satisfação do cliente, que volta em uma nova compra e ainda indica o seu negócio para outras pessoas.

Acredite: um dos maiores erros de uma empresa é não identificar os talentos da empresa e não estimular o crescimento deles.

 

Gostaria de mais dicas para o seu negócio? Inscreva-se no meu canal do youtube e me acompanhe no Facebook e Instagram.

e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes