Todo nosso conteúdo, criado e publicado deve ser protegido. Qualquer ideia inovadora precisa ser resguardada, por isso a preocupação com os direitos autorais. Você já pensou nisso? Às vezes ao se procurar uma imagem na internet, ela pode estar protegida, devemos tomar cuidado com o que é gratuito e o que não é.

Cada um deve recorrer e proteger aquilo que é seu, os direitos autorais vêm para preservar a sua ideia, para não permitir que outras pessoas usem aquilo sem sua prévia autorização ou se declarem donos daquela ideia.

1  Direitos autorais

No Brasil, a partir de fevereiro de 1998 que foi regulamentada a lei que protege e dá ao dono da ideia o direito exclusivo sobre a reprodução daquele trabalho. Por isso, se outra pessoa desejar usar aquele material, vai precisar de autorização e pagar pelos direitos, caso contrário incorrerá em crime.

A lei protege a criação e o criador em aspectos morais e patrimoniais, assegurando a autoria e a proteção econômica do produto.

Leia mais

• Porque todo empreendedor precisa de um mentor?

• Como escolher o nome do seu negócio

2  Como manter os direitos autorais?

É preciso que seja feito o registro no órgão competente, a partir daí qualquer execução deverá ser previamente autorizada. Criaram-se associações para fiscalizar e controlar esse serviço, já que para o criador seria humanamente impossível.

Existem as categorias que enquadram cada modelo de obra, como:

• Execução pública: cinema;
• Edição gráfica: partituras, letras, desenhos, livros, etc;
• Representação teatro;
• Inclusão: cinemas;
• Fotomecânicas: gravadoras.

Só uma pessoa física pode registrar e adquirir diretos autorais sobre qualquer obra, jamais uma empresa. No caso da empresa, ela vai comprar os direitos para explorar comercialmente a criação, por meio de um contrato de cessão de direitos.

Qualquer ato diferente desses será considerado ato ilícito e criminal.

3  O ideal é ser original

O ideal é que tenhamos as nossas próprias criações, registradas e protegidas, jamais poderemos transformar as ideias de outras pessoas em nossas.

Quem precisar criar ou aprimorar o seu negócio, vai precisar estudar muito e avaliar suas ideias, deixando bem clara a sua originalidade.

Lembre-se, trabalhe para ter o seu negócio, crie seu conceito e seja única, conquistando com honestidade cada vez mais pessoas, sucesso!