Nós sempre devemos pensar na nossa empresa como grande, planejar e imaginar as situações, já imaginou fazer a gestão de pessoas difíceis? Essas pessoas estão nas nossas vidas, por toda parte, mas na vida profissional, saber lidar com esses conflitos vai fazer a diferença na produção de resultado.

A gestão de pessoas difíceis está ligada a uma boa estratégia de análise de personalidade, sempre focada na resolução e administração de atitudes.

Vamos de dicas para se livrar desses problemas, já que se a pessoa é competente e entrega resultado, não podemos desistir dela tão fácil.

1 Um bom diálogo

O primeiro passo é conversar muito com essas pessoas, perguntar tudo que for necessário para compreender seu temperamento.

Através desse diálogo será possível conseguir uma união maior das pessoas, tornando mais fácil atingir as metas.

Mas é preciso resolver nossos conflitos internos para entendermos as outras pessoas, uma dica de leitura é o livro “A Arte da Guerra”, excelente leitura para gestão e resolução de conflitos.

2 Precisamos de paciência

Fazer a gestão de pessoas difíceis é mais fácil exercitando a paciência. Que, por exemplo, é uma ótima virtude, já que assim é possível conhecer o jeito certo de administrar os relacionamentos.

Senão, sempre ficaremos numa eterna briga, sem resultado. Mas se não tiver paciência, pode montar uma equipe de maleáveis e fáceis de liderar, transformando todos em derrotados.

Para uma equipe de sucesso, você vai precisar exercitar a gestão de pessoas difíceis.

Leia mais

• Como o colaborador que senta ao seu lado afeta o seu desempenho

• Você é a média das 5 pessoas que convive

3 Conheça a história da pessoa

Para essas pessoas, precisamos fazer uma análise do seu histórico, é preciso analisar e compreender os valores que aquela pessoa tem.

Geralmente essas pessoas esperam que todos tenham a mesma reação que elas, e aí que ganhamos o jogo.

Ao entender o comportamento dela é possível prever o comportamento e manipular o jogo, criando uma maneira de conviver com ela.

4 Precisamos administrar os conflitos

Bom, os ambientes assim costumam ter conflitos constantes, é preciso ter técnicas para resolver as coisas, vou listar algumas:

  • Conte até 10….. Respire!;
  • Cada conflito é uma aprendizagem, saiba tirar isso da situação;
  • Se houver excesso no tom de voz, tire a pessoa do local e converse adequadamente;
  • Procure entender o ponto de vista do outro, se coloque no lugar dela;
  • Diga o que você pensa sobre o caso, o feedback é importante.

Se você também tem técnicas, procure mesclar e vá em frente, aproveite para compartilhar com a gente nos comentários.

Faça uma autoavaliação, reveja seu comportamento, associe com o comportamento da equipe, se for preciso peça ajuda externa.

Aprenda com os outros, entenda a diferença, lembre-se que toda ação tem uma reação e pode ser negativa ou positiva, depende muito de você.

Não deixe de acompanhar as pessoas e seu progresso na empresa, tudo isso é muito importante na gestão empresarial.

Acompanhe minha Stories no Insta e veja, no Facebook, as novidades da Sabrina Nunes e da Francisca Jóias, sucesso!