Incentivar ou motivar são fatores que devemos trabalhar na nossa equipe, nos confunde, às vezes, mas são coisas diferentes, o que você faz? A comunicação empresarial está totalmente ligada a esses comportamentos, que vão influenciar positiva ou negativamente nos resultados.

O gestor precisa conhecer a sua equipe, para que possa tratar cada caso isoladamente, que com certeza atingirá todo o grupo. Mas qual o melhor momento pra cada um?

1  Incentivar ou motivar?

Incentivar ou motivar são ações que precisam estar alinhadas às políticas de gestão de pessoas e finanças.
Usar o endomarketing é sempre positivo nesses casos. O incentivo é externo, é uma recompensa ao grupo pelo bom serviço prestado, como: reconhecimento, promoção, ou bônus salariais.

A motivação é interna, não conseguimos motivar ninguém, mas podemos incentivá-los para que se motivem e alcancem os resultados.

Parece ser igual, mas não é!

Leia mais

• Como posicionar sua empresa no mercado

• Porque todo empreendedor precisa de um mentor

2  Incentivar ou motivar no ambiente de trabalho?

O empreendedor precisa acompanhar isso de perto, conhecer cada um e aquilo que os motiva, pois cada pessoa tem um sentimento diferente. Eu acredito que precisamos incentivar para aflorar a motivação de cada um.

Então, estudar o comportamento, traçar perfis e analisar cada colaborador e suas atitudes vai nos revelar tudo que precisamos.

Quando fazemos isso, podemos conhecer suas motivações e promover o incentivo com mais eficiência e eficácia.

3  Treinamento e eventos

Quando estabelecemos uma política de treinamento e participação em eventos, buscamos fontes inspiradoras e motivadoras para todos.

Quando estamos numa palestra com alguém muito importante, que já quebrou barreiras e tem exemplos ideais disso, promovemos uma mudança interna em cada um.

Essa mudança, observada por exemplos concretos, de um esportista recordista, por exemplo, vai fazer aumentar a capacidade de motivação e superação.

4  Motivação empreendedora

Agora me conta uma coisa, a sua vontade empreendedora como é? O que te motiva a buscar o sucesso e a realização?

Buscar sempre resultados melhores é uma característica de um empreendedor, saber se incentivar ou motivar é o primeiro passo para fazer com os outros. Entenda o que você quer de cada um, inclusive de você, estabeleça as metas e monitore os resultados.

Analisando as pessoas e se conhecendo, vai ficar fácil incentivar ou motivar, você consegue?

Me sigam no Instagram e vejam minhas Stories, super dicas e novidades todos os dias, sucesso!