Se você trabalha com um e-commerce já deve ter ouvido falar de logística reversa. E se você ainda não sabe o que é, se prepare pois vou te ajudar a entender a importância disso pro seu negócio. É bem simples e você pode colocar em prática no seu negócio. Pronta?

Antes de tudo vou te explicar o que significa logística reversa. Falando bonito, é um conjunto de procedimentos pra recolher e encaminhar um produto ou serviço no pós-venda. No caso do e-commerce isso acontece muito pelo fato do consumidor ou não gostar da compra ou ter algum defeito na peça. Independente de qual tipo de comércio você seja, você deve saber que alguns setores são obrigados a ter uma política de logística reversa, como empresas fabricam produtos que podem prejudicar o meio ambiente ou as pessoas como agrotóxicos ou produtos eletrônicos.

E se você ainda não entende o motivo de apostar na logística reversa, lá vão três argumentos que vão te fazer repensar sobre esse conceito pro seu negócio. Pronta?

Diferencial

Muitas empresas não acreditam na importância de ter uma política de logística reversa. Nesse caso, se destaque e pense nisso. Se o seu negócio está no começo, você também pode já pensando em como fazer isso. Mas faça, não deixe pra depois.

Gera receitas

Quando você investe na criação de um programa de logística reversa, você agrega valor ao seu produto e ao seu negócio. Assim, as pessoas terão mais confiança em comprar o que você oferece.

Leia mais

3 ferramentas pra ajudar na gestão do seu negócio

Como usar as formas de pagamento a favor do seu negócio

 

Melhorar processos

Se os produtos que você vende são devolvidos por algum problema, com a logística reversa você pode compreender o que está acontecendo e buscar a melhor solução. Os ajustes que você fizer serão importantes pro sucesso do seu negócio.

E esse, minha amiga, foi a minha explicação do que é logística reversa. Se você ainda não entendeu a importância disso, continue acompanhando o nosso blog. Vou te dar várias dicas de como você pode desenvolver ao máximo o seu empreendimento.

Vale a pena investir em e-commerce? Se você tem dúvidas sobre isso, baixe aqui o nosso material gratuito. São dicas que vão desde montar uma loja virtual até como ter um e-commerce de sucesso em 2017. Confira!

vip_whatsapp-var