A internet facilitou muito o processo para quem sempre sonhou em empreender. Com pouco, é possível dar o primeiro passo para abrir uma loja virtual. Entretanto, ainda há aqueles que não abrem mão de ter um ponto físico para receber os clientes. Então, fica a dúvida: qual é o melhor negócio?

Não se deixe enganar, há espaço para todo tipo de negócio. E o melhor ainda: há espaço, inclusive, para aqueles que querem ter o melhor dos dois mundos. Antes, que tal conhecer os prós e contras de cada modalidade?

Ter uma loja física

Nesta modalidade de negócio, você tem mais custos fixos, tal como aluguel da loja, folha de pagamento de funcionários e itens básicos de manutenção. Sem contar que é necessário ter uma equipe de vendas, atendimento e caixa.

Entretanto, uma das vantagens é que, por ter o contato físico, fica mais fácil descobrir o que o cliente quer e oferecer mais produtos, aumentando o ticket médio. Além disso, com a loja física é possível proporcionar experiência para o cliente – e, experiência é a palavra de ordem para os novos consumidores. 

Leia Mais:

– A Economia da Experiência: Saiba como esse conceito ajuda o seu negócio

– Quero montar uma loja virtual. Preciso ter CNPJ?

Ter uma loja virtual

Ter um negócio online não é apenas uma tendência, é algo consolidado. Compras online já fazem parte da vida de muitos consumidores brasileiros. E, enquanto na loja física você alcança apenas o seu entorno, na loja online é possível alcançar o país inteiro e por que não o mundo todo?!

É bom lembrar que, ao ter uma loja virtual, você terá que se inteirar dos assuntos referentes a internet e marketing digital, afinal, esses conteúdos são essenciais para o sucesso do seu negócio online. Estudar estratégias de vendas, para conseguir alcançar novos clientes e vender mais é imprescindível. 

Os gastos de uma loja virtual tendem a ser menores, pois o espaço alugado pode ser menor ou afastado do centro, por exemplo. Mas, existem gastos importantes tal como aluguel da plataforma, design, produção de conteúdo e anúncios patrocinados, tudo isso para auxiliar no reconhecimento da sua marca e nas vendas do seu produto ou serviço.

E então, qual é o melhor negócio?

Essa pergunta só você pode responder! Existem casos de sucesso nas duas modalidades. Entretanto, se você é daqueles que gostam de estar sempre à frente, você pode optar por ter uma loja virtual e uma loja física, mas, tratar a loja física como um espaço para proporcionar experiência para o seu cliente.

Entenda que é indispensável que tenha uma loja virtual, pense no Instagram, por exemplo, como sua vitrine de vendas, que leva pessoas para seu site. Essa pode ser uma ótima estratégia, para seu negócio.

Mas, lembre-se: nos dois casos, colocar a mão na massa e trabalhar duro é fundamental para alcançar o sucesso. Independente de qual modalidade de negócio escolher, estude, arrisque-se e foque no cliente, porque você sabe: pessoas compram de pessoas.

Gostou das dicas? Então se inscreva no meu canal no YouTube, curta minha página no Facebook e me segue no Instagram que tem muito mais conteúdo por lá!


e-book-e-commerce-sabrina-nunes

lista-vip-whatsapp-sabrina-nunes